Linha do Tempo da Educação Municipal Paulistana

1ª edição 2017  

Edição 2023, revista e atualizada 


O projeto Linha do Tempo da Educação Municipal Paulistana é uma das ações realizadas para divulgar a história e a trajetória da Rede Municipal de Ensino – RME. Para a realização da Linha do Tempo, o Memorial da Educação Municipal – MEM realizou pesquisas, coleta de dados e curadoria de fotos (Núcleo Foto e Vídeo Educação – FOVE) e imagens de artes gráficas (Núcleo de Criação e Arte – NUCA). 

A representação dos eventos em ordem cronológica realizada pelo MEM tem início no ano de 1891, quando o Munícipio de São Paulo fundou escolas para operários. É interessante lembrar que, no contexto do final do século XIX, nas décadas de 1880-1890, o processo de industrialização foi impulsionado por meio dos capitais advindos da superprodução cafeeira e das iniciativas dos imigrantes europeus (Mamigonian, 1976)1. Essas primeiras escolas, que ocupavam prédios fornecidos pelo Estado, ofereciam aos estudantes, em grande parte menores aprendizes, alfabetização de língua portuguesa e de cálculo.  

Um dos marcos da Educação Municipal ocorreu durante a gestão de Mário de Andrade como 1º Diretor do Departamento de Cultura e Recreação (1935-1938), na administração de Fábio Prado, período em que foram criados os primeiros Parques Infantis – PIs da Cidade de São Paulo. O objetivo era atender crianças em bairros de situação menos privilegiada, oferecendo um programa que envolvesse arte, música, pintura, esportes, bem como educação sanitária, com atendimento de médicos e dentistas, vacinação e alimentação adequada às crianças frequentadoras dos PIs. Esses deram origem às atuais Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs, designação utilizada desde 1975.  

Já o Ensino Fundamental tem como marco o ano de 1956, com a criação do Grupo Municipal de Ensino Primário. Durante este período, ocorreram as denominações de escolas agrupadas e reunidas, que se referiam ao tipo de organização, inclusive de uso do prédio, algumas vezes compartilhado entre o ensino municipal e estadual, em cooperação. 

Muitas outras informações podem ser encontradas na própria Linha do Tempo, chegando ao panorama atual, com o atendimento de crianças a partir de 0 anos, nos Centros de Educação Infantil – CEIs, até a vida adulta, com a Educação de Jovens e Adultos – EJA. 

A Linha do Tempo utilizou como critério de pesquisa a instituição dos programas, projetos e a reestruturação de carreiras. Estes pontos marcantes da história da Educação Paulistana mostraram-se relevantes para a RME. 

A curadoria deixou à disposição do público as referências documentais dos eventos históricos que marcaram a Educação Municipal. 

 

Conheça a Linha do Tempo da Educação Municipal Paulistana

 


1 MAMIGONIAN, Armen. O processo de industrialização em São Paulo. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, n. 50, p. 83-101, 1976.