Notícias
Equipe da CODAE participa de encontro sobre o Ano das Leguminosas
Encontro realizado pela Comissão de Aprimoramento Profissional discutiu a importância do feijão no Programa da Alimentação Escolar
Publicado em: 07/04/2016 16h11 | Atualizado em: 30/11/2020
A Comissão de Aprimoramento Profissional (CAP) da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) promoveu o 2º encontro do Ciclo de Palestras “Novas reflexões: Do campo à mesa”, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos e incluir momentos de reflexão para contribuir com o Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo. O encontro aconteceu no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade na tarde do dia 30 de março.
O evento contou com a participação da palestrante Adriana Salay, historiadora, diretora da ONG C5 – Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo. Ela realizou uma retrospectiva histórica sobre o feijão no Brasil.
Adriana contou histórias sobre o feijão, relatou a diminuição da diversidade das espécies e mostrou a presença do feijão na literatura de autores como Mário de Andrade e Monteiro Lobato. A historiadora também enfatizou a importância do feijão nos hábitos alimentares do Brasileiro, a importância cultural dessa leguminosa e a sua famosa combinação com o arroz.
Os agricultores familiares Sebastião Aranha e Adalberto de Oliveira, produtores de feijão, compartilharam os aspectos da produção no campo e o fornecimento para o Programa de Alimentação Escolar.
O engenheiro agrônomo Élder Décio Carneiro, que atua na Coordenadoria de Alimentação Escolar, falou sobre as diversas variedades de feijão, os aspectos da produção e armazenamento dessa leguminosa e ressaltou a dificuldade de cultivo pelas condições ambientais necessárias e os cuidados com o solo.
Após as apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e esclarecer dúvidas, com o objetivo de aprimorar e valorizar o fornecimento do feijão no Programa de Alimentação Escolar.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeito Ricardo Nunes eleva teto do PDE 2025 e amplia premiação por alfabetização na rede municipal
Secretaria Municipal de Educação
Programa de Estágio da SME abre oportunidades para estudantes universitários
Secretaria Municipal de Educação
Aprender sem Limite e Parceiros da Aprendizagem oferecem estágio para licenciandos
Diretoria Regional de Educação Butantã
CEUs da zona Sul recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Secretaria Municipal de Educação
Nota oficial - ocorrência no CEI parceiro Luz do Brás
Secretaria Municipal de Educação
Educação terá novos concursos públicos para contratação de 4,5 mil professores
Relacionadas
Prefeito Ricardo Nunes eleva teto do PDE 2025 e amplia premiação por alfabetização na rede municipal
Publicado em: 24/07/2026 3h56 - em Secretaria Municipal de Educação
Programa de Estágio da SME abre oportunidades para estudantes universitários
Publicado em: 23/07/2026 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Aprender sem Limite e Parceiros da Aprendizagem oferecem estágio para licenciandos
Publicado em: 23/07/2026 3h43 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da zona Sul recebem cursos gratuitos de qualificação profissional
Publicado em: 23/07/2026 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Nota oficial – ocorrência no CEI parceiro Luz do Brás
Publicado em: 22/07/2026 9h04 - em Secretaria Municipal de Educação