Patrícia dos Santos Ciorfi Freitas

Criançar, antes da adultice chegar!
Ed. da Autora, 2020
Nos ambientes naturais, as crianças têm à disposição um repertório infinito de ingredientes. Neste livro, as cenas são compostas de diferentes tipos de materiais, como folhas, sementes, gravetos, terra, pedrinhas ou infinitas possibilidades de situações que pais, tios, avós e professores podem oferecer aos seus pequenos, ou a si mesmos, como forma de revisitar suas infâncias, fazendo com que a imaginação e a criatividade rolem frouxas, visando a um pleno desenvolvimento do indivíduo. Para a criança (inclusive a interior), cada página é uma verdadeira brincadeira!!!
Através de seu formato álbum, prima pela interação, vivência e registro das atividades experienciadas e efetivamente vividas.
Nunca é tarde para CRIANÇAR!
Pensão Monstruosa
Ed. Estremoz, 2019
O medo na medida certa é nosso aliado, pois serve-nos como aviso de perigo. Porém, quando esse é exacerbado, trazendo transtornos, cabe-nos como educadores, escritores e pais, criar formas de trabalhar de modo a não menosprezar o sentimento da criança e ao mesmo tempo torná-lo leve.
Fazendo dessa forma com que a Literatura Infantil sirva para a aquisição de estruturas mentais e psíquicas concernentes à formação do ser.
Sob esse prisma, a divertida história, Pensão Monstruosa, foi pensada como forma de desmistificar o medo, usando a figura do Monstro para tal, desconstruindo-o, sem no entanto deixar esse imaginário de lado
Contos Afro-Brasileiros (Coleção Porta Vozes)
Ed. da Autora, 2017
No sentido de portador do conhecimento e de vozes muitas vezes abafadas de um povo, a coleção Porta Vozes vem na busca incessante pelo entendimento da nossa ancestralidade. Utilizando da figura do griô e de toda a simbologia que esta carrega, a coleção surge também como forma de re-existência, permitindo, assim, navegar por histórias que evocam tradições, costumes e as origens do nosso povo. Como metáfora de memória e ancestralidade, reconhece-se nos griôs, através da oralidade, a preservação da cultura. Griô, que por sua vez é extraído de Griot, é uma corruptela de Creole, ou seja criolo, a língua geral dos negros na diáspora africana, o que vem corroborar uma vez mais o poder da oralidade como forma de garantir a transmissão da Cultura Africana. No entanto, Porta-Vozes vem, então, nesse sentido, tornar-se mais um aporte para as histórias, lendas e todo o misticismo africano passados de geração em geração
Esconde-esconde
Ed. da Autora, 2017
Vovô Dito espera por um eclipse lunar, para mandar algo que o incomoda embora.
Luneta mágica
Ed. da Autora, 2017
O curioso Pepeu e suas perguntas, vive uma magia ao ver uma estrela cadente. Faça um pedido! Qual será o pedido de Pepeu.
Trazendo à tona a reflexão de uma nova descoberta a cada livro bem como a experimentação de sentimentos que a compreensão da leitura propicia através da empatia com os personagens.
Menino Passarinho
Ed. da Autora, 2017
Apesar de seguir os mesmos padrões dos outros três livros infantis da autora, levando em consideração a facilitação da aprendizagem e leitura, se difere por ser um livro de livre versejar.
Deliciosamente poético, o livro aborda a pureza e a simplicidade de ser livre e desprovido de embaraços, o que não significa dizer ser desprovido de laços, sentimentos, maiormente, amor e carinho. Exatamente como crianças e pássaros!!!
Escorregador Colorido
Ed. Ledriprint, 2017
Engana-se quem acha que escrever para os pequenos é tarefa fácil ou simplista. Para esse público tão exigente além da ludicidade, é preciso ter fundamentação e critérios bem definidos.
A Série Descobertas, Coleção Segredos da Natureza vem ao encontro desse propósito. Trazendo à tona a reflexão de uma nova descoberta a cada livro bem como a experimentação de sentimentos que a compreensão da leitura propicia através da empatia com os personagens.
Contato
E-mail patriciaciorfi@gmail.com
EMEI Bem Aventurado Josemaria Escriva – DRE Ipiranga