Dinah Maria Barile
Educador Autor
A memória brinca: uma ciranda de histórias do ensino municipal paulistano
Antonio Gil Neto (organizador)
Alairse Vivi
Aparecida Benedita Teixeira
Dinah Maria Barile
Luciana Marley Sacchi
Luiza Harumi Simazaki
Maria Klecy Chrispiniano Betti
Maria Sílvia Seabra
Marilza Gomes da Gama e Silva
Silvia Lara Stein Arruda dos Santos
Vaneri de Oliveira
SINESP e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008
O livro “A memória brinca” nasceu de uma parceria entre o SINESP, Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo, e o escritor e Supervisor Escolar Antonio Gil Neto.
O objetivo do livro é contar a história dos 50 anos do Ensino Municipal, completados em 2006, não pelas vias oficiais, mas pela voz dos atores anônimos que fizeram a educação pública na cidade de São Paulo com sua labuta diária.
O projeto foi favorecido pelo fato do SINESP contar em seus quadros com educadores de todos os períodos desta história de cinqüenta anos: desde os pioneiros, verdadeiros precursores da educação paulistana, até os recém-concursados.
Para a elaboração do livro, foram organizadas as “Cirandas da Memória”, nas quais educadores contaram suas lembranças. Daí surgiram as histórias do livro “A Memória Brinca”, recontadas por autores que tiveram, também, o apoio de farta documentação.
Ou seja, o resgate histórico envolveu vários atores e foi um trabalho de muitas mãos: contadores de histórias, organizador, escritores, leitores críticos, revisores, entre outros. Todo este trabalho teve o reconhecimento da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que viabilizou a impressão do livro.
Na obra, os leitores percorrerão os caminhos que os próprios educadores trilharam ao longo desses cinqüenta anos, seus ideais, desafios, formas de organização e as árduas conquistas obtidas, fruto de muitas lutas.