Notícias

5º e último encontro da Formação Arte e Sabor

Encerraram-se, no famoso Mercadão, os encontros da formação para 104 merendeiras da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 16/12/2015 11h04 | Atualizado em: 30/11/2020

Na última sexta-feira, 11 de dezembro, aconteceu o último encontro de merendeiras na Formação Arte e Sabor. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a Fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

No início da manhã as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino, das unidades conveniadas, se encontraram mais uma vez no Mercado Municipal de São Paulo. Na cozinha gourmet, já as esperava a chef Ana Soares, desta vez com a oficina “Macarrão na sopa – Cozinha com macarrão da fábrica”. Para Ana, as sopas são a melhor comida da “alma”. O cardápio reconfortante incluiu quatro receitas: o “Caldo de 4 fontes”, uma ”Sopa de feijão”, um “Caldo de feijão para sopa” e a “Sopa seca de cabelo de anjo”.
A merendeira Maria Quitéria, do CEI Horizonte Azul Aqcua de Vita, comentou que as oficinas com a chef conseguem trazer novas ideias de receitas para elas realizarem nas escolas. “Fica tudo uma delicia”, afirmou a merendeira.
Desta vez o almoço oferecido foi no Restaurante da Pinacoteca do Estado, com vista para o Parque da Luz. Segundo Felipe Tenório do Instituto Tomie Ohtake, o planejamento de todos os detalhes foram feitos com muito carinho e respeito, o que é “uma forma de demonstrar como é importante o papel das merendeiras na educação”.
A tarde ainda reservava um encontro com a educadora e contadora de histórias Stela Barbieri, que realizou uma atividade que consistia em uma troca de relatos e memórias. Cestas com peras, pães, uvas, abóboras e laranjas espalhadas pelo local, serviram de inspiração para que elas pudessem contar uma história ou uma lembrança que tinham com determinado alimento.
A merendeira Ronelia Silva Azevedo, do CEI Leonarda Soares Alves, ao pegar a Abóbora lembrou, “me criei na roça e nem sempre tínhamos mistura, mas minha mãe sempre inventava alguma coisa com abóbora. Era abóbora no arroz, refogada, misturada no feijão. Até a casca, as sementes e as folhas novas ela fazia para gente comer. Era muito bom”.
Para a diretora do DAE, Erika Fischer, o encerramento foi uma celebração. “Todo aprendizado conquistado nesses cinco encontros será percebido nos pratos mais bonitos, criativos e a apetitosos. Cada um levará para sua unidade e multiplicará cada uma das boas experiências com o Arte e Sabor”, finalizou Erika.

Confira a galeria de fotos!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um homem sentado em uma cadeira atrás da mesa. Uma mesa ao lado com o cartaz

Inscrições abertas para o 2° Festival Estudantil de Batalhas de Rima e SLAM  

Publicado em: 08/09/2026 3h59 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Montagem com duas fotografias de encontros realizados em uma unidade escolar. Nas imagens, adultos estão sentados em roda, em momentos de diálogo e interação. Ao fundo, há estantes com livros e materiais pedagógicos, brinquedos, mesas e cadeiras, além de cortinas azuis.

Tecendo Redes fortalece apoio a famílias de estudantes com deficiência 

Publicado em: 08/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h08 - em Educomunicação

Fotografia de um grupo de pessoas reunidas no palco de um auditório, posando para a foto. Ao fundo, um telão exibe a identidade visual do Programa EntreNós e o tema do encontro: “Clima e convivência: cuidando dos conflitos cotidianos nas UEs”, além dos logotipos das instituições participantes. Na parte frontal do palco, há equipamentos de som.

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.696