Notícias

Formação continuada com professores de Arte e gestores da EJA

O encontro forneceu ideias de atividades que podem ser praticadas em sala de aula.

Publicado em: 11/11/2015 9h35 | Atualizado em: 30/11/2020
formacao_continuada_artes_eja.jpg

O Departamento de Orientação Técnica Pedagógica (DOT-P) da Diretoria Regional (DRE) São Mateus realizou no dia 29 de outubro, a formação para os gestores e os professores de Arte que dão aulas para Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo dessa formação foi de auxiliar os professores com ideias de atividades que podem ser realizadas em sala de aula.

Hélio Dauto Santos Brasileiro formador do DOT – EJA e a Arte Educadora Cássia Fernandes visitaram a exposição “Alimentário – Arte e Construção do Patrimônio Alimentar Brasileiro” que aconteceu na Oca – Parque Ibirapuera. Os formadores elaboraram um projeto inspirado na exposição para ser trabalhado nas salas de aula da EJA.

A partir desse conteúdo, a professora Cássia Fernandes ministrou a formação. Para estimular novas ideias aos professores, a palestrante exibiu projetos realizados com seus alunos, como as “Xícaras Autobiográficas”, que foram personalizadas com materiais que identificasse a particularidade de cada um. Outros exemplos foram mostrados, como trabalhos de arte realizados pelos alunos, com tecido e papéis de bombons, e também esculturas em sabão de pedra. Na sequência aplicou uma atividade intitulada “Percurso Criativo”, relacionada com os materiais de Arte fornecidos pelos museus de São Paulo. A sala foi divida em três grupos que precisaram criar uma sequência didática.

A professora de arte Patrícia Nelli Canever, e a professora Alessandra de Souza do CIEJA Iguatemi, declararam que seus alunos se mostraram mais abertos para atividades relacionadas à arte. Patrícia relata que a excursão ao Museu Afro Brasil quebrou paradigmas. “Muitos deles tinham preconceitos com a cultura africana, principalmente com a religião, mas depois do passeio, eles perceberam que tem muita coisa envolvendo a cultura africana”, evidenciou Patrícia.

Durante a formação também aconteceu um sorteio, no qual foram distribuídos aos ganhadores livros do Museu Lasar Segall e pranchas – imagens de obras de arte – da Pinacoteca de São Paulo.

Acompanhe as fotos da formação clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de várias mãos dadas em círculo.

CEU Carrão recebe Mutirão Migrante na região da Penha  

Publicado em: 16/09/2026 11h06 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia mostra estudantes reunidos em torno de uma mesa durante uma atividade escolar. Um estudante, à direita, veste casaco preto e participa da atividade, enquanto outros estudantes, ao centro, seguram bolas coloridas, nas cores vermelha e amarela. Sobre a mesa há dois baldes, um vermelho e outro amarelo, utilizados na atividade. Ao fundo, aparecem materiais e elementos coloridos do ambiente escolar.

Violentômetro estimula reflexão sobre violências no ambiente escolar 

Publicado em: 16/09/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Público acompanha uma atividade durante a Bienal do Livro, em espaço interno do evento. Pessoas estão sentadas diante de um palco, enquanto outras acompanham a programação ao fundo, próximo aos estandes de livros.

DRE Guaianases participa da 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Publicado em: 15/09/2026 5h48 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Tamanho Site (74)

CET apoia ação educativa com ônibus itinerante na Semana da Mobilidade 2026

Publicado em: 15/09/2026 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de pessoas em uma sala de leitura de uma escola olhando livros espalhados

EMEF Benedito Calixto cria feira literária inspirada na Bienal do Livro

Publicado em: 15/09/2026 3h14 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.698