Publicações Institucionais

DOCUMENTOS DE GESTÃO

COPED: plano de ação 2024 (abre PDF)

Organização Pedagógica 2024 (abre PDF)

COPED: plano de ação 2023 (abre PDF)

Encontro de Organização Pedagógica COPED / COCEU / CODAE 2023 (abre PDF)

Reunião de Organização Pedagógica – COPED / COCEU 2022 (abre PDF)

Protocolo geral para utilização dos espaços dos CEUs (abre PDF)

Organização Geral – Retomada das Atividades Presenciais 2021  (abre PDF)

Plano de Trabalho COPED 2021  (abre PDF)

Reunião de Organização Pedagógica  COPED / COCEU 2021  (abre PDF)

 

COLEÇÃO JOGOS DE TABULEIRO

GO  (abre PDF)

Jogo da Onça  (abre PDF)

Mancala Awelé  (abre PDF)

Xadrez  (abre PDF)

 

CURRÍCULO DA CIDADE – EDUCAÇÃO INFANTIL

Currículo da Cidade: Educação Infantil   (abre PDF)

 

CURRÍCULO DA CIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL

Arte  (abre PDF)

Ciências Naturais  (abre PDF)

Educação Física  (abre PDF)

Geografia  (abre PDF)

História  (abre PDF)

Língua Inglesa  (abre PDF)

Língua Portuguesa  (abre PDF)

Matemática  (abre PDF)

Tecnologias para Aprendizagem  (abre PDF)

 

CURRÍCULO DA CIDADE – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Arte  (abre PDF)

Ciências Naturais  (abre PDF)

Educação Física  (abre PDF)

Geografia  (abre PDF)

História  (abre PDF)

Língua Inglesa  (abre PDF)

Língua Portuguesa  (abre PDF)

Matemática  (abre PDF)

Tecnologias para Aprendizagem  (abre PDF)

CIEJA – Priorização Curricular (abre PDF)

 

CURRÍCULO DA CIDADE – EDUCAÇÃO ESPECIAL

Língua Brasileira de Sinais  (abre PDF)

Língua Portuguesa para Surdos  (abre PDF)

 

CURRÍCULO DA CIDADE – EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL

Currículo da Cidade: Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas  (abre PDF)

Currículo da Cidade: Povos Migrantes: Orientações Pedagógicas (abre PDF)

Currículo da Cidade: Educação Antirracista: Orientações Pedagógicas: Povos Afro-Brasileiros (abre PDF).

 

CURRÍCULO DA CIDADE – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Currículo da Cidade: Educação Ambiental: Orientações Pedagógicas (abre PDF).

 

CURRÍCULO DA CIDADE  – ENSINO MÉDIO

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (abre PDF)

Ciências da Natureza e suas Tecnologias (abre PDF)

Linguagens e suas Tecnologias ( abre PDF)

Matemática e suas Tecnologias (abre PDF)

Currículo da Cidade: Ensino Médio: Subsídios de Apoio e Orientação à Implantação (abre PDF)

Currículo da Cidade: Ensino Médio: Orientações Didáticas e outros Aportes de Apoio ao Trabalho Pedagógico (abre PDF)

 

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Coleção Trilhas de Aprendizagens

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Almanaque EJA: história da Educação de Jovens e Adultos em São Paulo

Revista Repertório EJA – Grandes Temas  (abre PDF)

Retratos da EJA em São Paulo – História e Relatos de Práticas  ( abre PDF)

CIEJAs na Cidade de São Paulo: identidades, culturas e histórias (abre PDF)

 

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Arte  (abre PDF)

Ciências Naturais  (abre PDF)

Coordenação Pedagógica  (abre PDF)

Educação Física  (abre PDF)

Geografia  (abre PDF)

História  (abre PDF)

Língua Inglesa – (abre PDF)

Língua Portuguesa – volume 1  (abre PDF)

Língua Portuguesa – volume 2  (abre PDF)

Matemática – volume 1  (abre PDF)

Matemática – volume 2  (abre PDF)

Projeto de Apoio Pedagógico: Recuperação de Aprendizagens  (abre PDF)

Tecnologias para Aprendizagem  (abre PDF)

Educação Especial: Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa para Surdos (abre PDF)

 

REVISTA MAGISTÉRIO – EDIÇÃO ESPECIAL

nº 1  Pnaic  Alfabetização  (abre PDF)

nº2   80 anos da Educação Infantil   (abre PDF)

nº3  Das Creches aos CEIs: 15 anos Centro de Educação Infantil  (abre PDF)

nº4  30 anos do Centro Municipal de Capacitação e Treinamento – CMCT (abre PDF)

 

REVISTA MAGISTÉRIO

nº 1  Aonde anda a aula?  (abre PDF)

nº 2  A aula expandida  (abre PDF)

nº 3  Portas abertas para o aluno  (abre PDF)

nº 4  Avaliação – um direito do aluno  (abre PDF)

nº 5  Gestão: Articulando esforços para uma Educação de Qualidade  (abre PDF)

nº 6  CECI 15 anos  (abre PDF)

nº 7  Currículo (abre PDF)

nº 8  Tecnologias para Aprendizagem  (abre PDF)

nº 9  Infâncias conectadas  (abre PDF)

nº10 Educomunicação (abre PDF)

nº 11  AEL 15 anos  (abre PDF)

nº12  O novo Ensino Médio (abre PDF)

nº13  Infâncias conectadas II (abre PDF)

nº14  Infâncias conectadas III (abre PDF).

 

NÚCLEO ÉTNICO-RACIAL

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Básico (abre PDF)

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Intermediário (abre PDF)

Portas Abertas – Português para Imigrantes – Avançado (abre PDF)

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Avaliação diagnóstica dos impactos das ações educativas dos CEII/CECI: relatório final  (abre PDF)

Currículo Integrador da Infância Paulistana  (abre PDF)

Indicadores de qualidade da Educação Infantil Paulistana  (abre PDF)

Manual de Gestão de Parcerias: Centro de Educação Infantil – CEI (abre PDF)

Normas e padrões para Centros de Educação Infantil com bercário (abre PDF)

Orientação Normativa de educação alimentar e nutricional para Educação Infantil (abre PDF)

O uso da tecnologia e da linguagem midiática na Educação Infantil  (abre PDF)

Orientação Normativa de registros na Educação Infantil  (abre PDF)

Orientação Normativa nº01/2013  –  Avaliação  na  Educação Infantil: aprimorando os olhares  (abre PDF)

Orientações aos educadores no momento da distribuição das refeições nos CEIs da rede direta e parceira (abre PDF)

Padrões Básicos de qualidade da Educação Infantil Paulistana: Orientação Normativa nº 01/2015   (abre PDF)

Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana  (abre PDF)

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

A gestão pedagógica no processo formativo da Supervisão Escolar e equipes pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação  (abre PDF)

Avaliação no contexto escolar: vicissitudes e desafios para (res)significação de concepções e práticas  (abre PDF)

Descobrir-se Autor: proteção e defesa dos animais (abre PDF)

Descobrir-se Autor: contos  (abre PDF)

Descobrir-se Autor: crônicas para gostar de escrever (abre PDF)

Descobrir-se Autor: das sementes e dos frutos (abre PDF)

Descobrir-se Autor: memórias (abre PDF)

Documento orientador de sondagens no Ciclo de Alfabetização: Língua Portuguesa e Matemática (abre PDF)

Documento orientador do Projeto de Apoio Pedagógico 2021 (abre PDF)

Educação Integral: Política São Paulo Educadora (abre PDF)

IDEB: Definições e sugestões para estudos nos horários coletivos de formação  (abre PDF)

O ensino de Matemática em questão: apontamentos para discussão e implementação do Currículo da Cidade –  volume 1  (abre PDF)

Orientações ao projeto de  apoio  pedagógico:  recuperação das aprendizagens  (abre PDF)

Orientações para atendimento de estudantes: Altas Habilidades/Superdotação (abre PDF)

Orientações para atendimento de estudantes: Transtorno do Espectro do Autismo (abre PDF)

Orientações para comunicação escrita institucional – 4ª edição  (abre PDF)

Revelar-se Autor: crônicas de quem gosta de escrever  (abre PDF)

Revelar-se Autor: escrever é ler (abre PDF)

Revelar-se Autor: memórias (abre PDF)

Sala de Leitura: vivências, saberes e práticas  (abre PDF)

Trilhas de Aprendizagens