Notícias
Fundação da AEL Monteiro Lobato – EMEF Dr. João Naoki Sumita
83ª AEL da Rede Municipal de Ensino e 4ª a escolher Monteiro Lobato como Patrono
Publicado em: 19/10/2018 14h21 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 29 de setembro, sábado, aconteceu no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) Formosa, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, a cerimônia de fundação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Monteiro Lobato, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. João Naoki Sumita.
Monteiro Lobato foi, pela quarta vez, o escritor escolhido como Patrono de uma AEL da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) – em quatro regiões da Cidade o autor recebeu esta homenagem.
O evento foi prestigiado pelas equipes gestora e docente da EMEF Dr. João Naoki Sumita, pela comunidade escolar e pelos familiares dos jovens acadêmicos.
A diretora da Unidade Educacional, Solange de Abreu Orlandeli, a assistente de direção, Lisandra de Moraes Domingues e as coordenadoras pedagógicas, Maria Aparecida Magalhães Lima e Elisangela de Paiva Botrel Pereira, em suas falas, destacaram a pertinência do Projeto AEL com as diretrizes que norteiam o Currículo da Cidade de São Paulo em suas Matrizes de Saberes, na valorização e fruição das manifestações artísticas e culturais, na participação de práticas diversificadas de produção social e na promoção do desenvolvimento integral dos estudantes.
A Coordenadora de Estudos Literários, Joelma Gomes Meirelles e o Coordenador das Atividades de Teatro, professor Sandro Baptista, ressaltaram os estudos, pesquisas e dedicação dos alunos, em todas as etapas do processo, nos meses que antecederam o momento da fundação da AEL Monteiro Lobato.
Após os estudantes receberem a medalha, assinarem o livro de Ata e realizarem o juramento acadêmico, a cerimônia foi engrandecida pelas apresentações sobre a vida e a obra dos seus amigos literários, com declamação de poesias e leituras de excertos escolhidos por eles para ilustrar o momento solene. Na sequência, os alunos apresentaram peça teatral sobre a obra de Monteiro Lobato, “O Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.
“Houve máquina de bolinhas de sabão, gelo seco e estrelas verdes que rodopiavam no palco. Os acadêmicos apresentaram seus autores com alma, com sentimento. E no teatro desconstruíram o Sítio com muita beleza e criatividade: a tia Anastácia era branca e jovem; a Cuca era linda; a Fada era negra, fashion, estilosa e estava chegando de Paris”, descreveu, com alegria, a professora Lúcia Ramalho Nunes Munis, Coordenadora do Projeto AEL na Diretoria Regional de Educação de Itaquera, que prestigiou o evento.
Veja a galeria de fotos clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Relacionadas
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Publicado em: 24/09/2025 4h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Festival Paralímpico da SME mobiliza mais de 1.500 estudantes em diversas modalidades
Publicado em: 24/09/2025 3h26 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto de Educação Antirracista leva professora da Rede Municipal a se tornar finalista do Prêmio Educador Nota 10
Publicado em: 23/09/2025 5h03 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Prêmio Paulo Freire reconhece projetos inéditos em escolas da Rede Municipal de São Paulo
Publicado em: 23/09/2025 4h26 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel recebeu Antônio Pitanga para bate-papo na pré-estreia do filme “Malês”
Publicado em: 23/09/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel