Notícias

EMEI Gabriel Prestes realiza projeto “Exploradores da Cidade”

A ação, desenvolvida há dois anos, pretende integrar alunos e educação com os espaços da cidade

Publicado em: 07/10/2016 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEI_gabriel_prestes_realiza_projeto_exploradores_da_cidade_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Gabriel Prestes realiza, desde 2014, o projeto Exploradores da Cidade. Com o objetivo de fazer as crianças conhecerem e utilizarem os espaços e territórios da cidade como expansão do espaço educador da escola, a iniciativa da professora Edna Conceição Monteiro leva os alunos em saídas de lazer, pesquisa e exploração no entorno da escola e em outros locais dentro da cidade de São Paulo.

No entorno da escola, os alunos já visitaram lugares como as bibliotecas Monteiro Lobato e Mário de Andrade, o Museu da Cidade, feiras, bancas de jornal e ocupações artísticas. No resto da cidade, conheceram o Cine Marabá, a Bienal do Livro, o Museu Catavento e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Eles fotografam os espaços e locais observados durante o trajeto, coletam pequenos “tesouros” – pedrinhas, tampinhas e outros objetos – e, por fim, criam artes coletivas ou individuais, como desenhos, pinturas e maquetes.

Seu principal fundamento é a utilização da cidade para integrar o conhecimento e a participação social através de visitas e da utilização de espaços e equipamentos públicos ou privados para o fazer educativo. A ação pretende ingressar as crianças na esfera social, de modo que aprendam fazendo e colaborando com a construção de seus papéis de sujeitos ativos para intervirem na construção e reconstrução do mundo do qual fazem parte.
O projeto foi pensando na época em que a EMEI revisava seu Projeto Pedagógico, procurando respeitar a voz e o protagonismo das crianças na construção do currículo escolar e de ações educativas e somou-se ao desejo de estender a escola aos espaços da cidade. Ideias são pensadas em sala de aula com professores e alunos, com o objetivo de promover vivências na cidade onde moram, ao mesmo tempo em que aprendem.
As atividades realizadas dentro do projeto são diversificadas e variam conforme o conteúdo trabalhado em sala, além das sugestões dadas entre as turmas, o interesse delas e as oportunidades oferecidas pelos parceiros da escola, como ONGs e coletivos. As saídas são distribuídas durante todo o ano, ocorrendo entre um e duas vezes por mês, e delas participam – além das crianças e educadores – as famílias, funcionários da escola, visitantes da escola, estagiários e pessoas do entorno da EMEI.
Em andamento desde 2014, a ação educativa e integradora vem se renovando e aperfeiçoando cada vez mais, principalmente à medida que consegue novos colaboradores e parceiros. A intenção é que ela se torne parte do currículo escolar para, segundo a EMEI, enriquecendo a experiência da educação integral.

Confira uma Galeria de Imagens da atividade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes estão sentados em torno de uma mesa. Um deles segura um livro de capa azul, outros dois estão escrevendo em um papel e a outra está gesticulando.

EMEBS propõe que estudantes recontem história em Libras

Publicado em: 26/09/2023 3h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner com o texto Festival Arquivo Aberto

Professores e estudantes da Rede Municipal participam do Festival Arquivo Aberto

Publicado em: 26/09/2023 10h47 - em Secretaria Municipal de Educação

foto de uma mulher escrevendo em uma lousa branca e estudantes adultos de costas, olhando para a lousa

SME abre credenciamento para interessados em atuar na formação de educadores

Publicado em: 26/09/2023 8h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs contam com piscinas abertas à população até aos finais de semana

Publicado em: 25/09/2023 2h56 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso Celp CEU Quinta do Sol

CELPs dos CEUs Quinta do Sol e Tiquatira abrem os cursos básicos de japonês

Publicado em: 25/09/2023 11h03 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

1 94 95 96 97 98 1.479