Notícias
Estudantes e professores participam de “aulão” de combate à desinfodemia
Iniciativa foi organizada pelo Programa Educacional Imprensa Jovem e parceria com a UNESCO
Publicado em: 29/10/2020 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 26 de outubro, o Programa Educacional Imprensa Jovem promoveu um ‘aulão virtual’ de Alfabetização Midiática e Educomunicão com crianças e adolescentes que estudam em escolas municipais da cidade de São Paulo. A iniciativa foi uma atividade piloto desenvolvida em parceria com a UNESCO no Brasil e tratou da pandemia de desinformação.
O evento foi online com a participação de mais de 170 estudantes e professores. A aula foi ministrada por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação e contou com a mediação de estudantes que integram o projeto piloto Imprensa Jovem – Estudantes Mediadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A atividade teve o objetivo de dar espaço de voz às crianças e adolescentes para uma efetiva contribuição ao debate global promovido pela UNESCO com a temática “Resistir a Desinfodemia: Alfabetização Midiática para todos e por todos”, no contexto da conferência Global MIL Week 2020, que está sendo realizada online entre os dias 26 e 31 de outubro.
O “aulão virtual” teve duração de duas horas, com participação em tempo real, da convidada especial, Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil. Ela respondeu perguntas feitas pelos estudantes (em formato de entrevista), e de convidados representantes de GAPMIL Alliance (Alexandre Sayad), ABPEducom (Ismar de Oliveira Soares) e Educamídia (Patrícia Blanco), que falaram por meio de vídeos gravados reproduzidos ao longo do evento.
Assista a íntegra do “aulão” de combate à desinfodemia:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Segunda edição do “Café com o Prefeito” reúne comunidade escolar para dialogar sobre avaliações e resultados educacionais
Publicado em: 30/09/2025 6h24 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEU Quinta do Sol recebe a 7ª edição do Educapenha
Publicado em: 30/09/2025 4h53 - em Diretoria Regional de Educação Penha
EMEI Machado de Assis celebra 50 anos de história e afeto com a comunidade da Vila Santa Catarina
Publicado em: 30/09/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Concerto na Quebrada chega a 7 CEUs com programação gratuita até dezembro
Publicado em: 29/09/2025 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Publicado em: 26/09/2025 2h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel