Notícias
Estudantes e professores participam de “aulão” de combate à desinfodemia
Iniciativa foi organizada pelo Programa Educacional Imprensa Jovem e parceria com a UNESCO
Publicado em: 29/10/2020 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020
No dia 26 de outubro, o Programa Educacional Imprensa Jovem promoveu um ‘aulão virtual’ de Alfabetização Midiática e Educomunicão com crianças e adolescentes que estudam em escolas municipais da cidade de São Paulo. A iniciativa foi uma atividade piloto desenvolvida em parceria com a UNESCO no Brasil e tratou da pandemia de desinformação.
O evento foi online com a participação de mais de 170 estudantes e professores. A aula foi ministrada por Carlos Lima, coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação e contou com a mediação de estudantes que integram o projeto piloto Imprensa Jovem – Estudantes Mediadores dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
A atividade teve o objetivo de dar espaço de voz às crianças e adolescentes para uma efetiva contribuição ao debate global promovido pela UNESCO com a temática “Resistir a Desinfodemia: Alfabetização Midiática para todos e por todos”, no contexto da conferência Global MIL Week 2020, que está sendo realizada online entre os dias 26 e 31 de outubro.
O “aulão virtual” teve duração de duas horas, com participação em tempo real, da convidada especial, Rebeca Otero, Coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil. Ela respondeu perguntas feitas pelos estudantes (em formato de entrevista), e de convidados representantes de GAPMIL Alliance (Alexandre Sayad), ABPEducom (Ismar de Oliveira Soares) e Educamídia (Patrícia Blanco), que falaram por meio de vídeos gravados reproduzidos ao longo do evento.
Assista a íntegra do “aulão” de combate à desinfodemia:
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Publicado em: 03/10/2025 11h24 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Publicado em: 03/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Projetos esportivos fortalecem habilidades e fomentam a inclusão nas unidades da DRE Guaianases
Publicado em: 02/10/2025 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Curso online de Ética no Serviço Público está disponível para servidores da SME
Publicado em: 02/10/2025 12h34 - em Secretaria Municipal de Educação
EMEI Mário Marques promove Piquenique Literário para incentivar a imaginação e o gosto pela leitura desde a infância
Publicado em: 02/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga