Notícias

SME promove seminário em celebração ao mês da Consciência Negra

Evento integra mostra cultural Novembro Negro

Publicado em: 06/11/2018 10h23 | Atualizado em: 30/11/2020

SME_seminario_mes_negra_740_x_430.jpg

“O potencial da obra de Lima Barreto” foi o tema do IV Seminário Novembro Negro 2017. A atividade, organizada pela Divisão de Educação Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação (SME), ocorreu no último dia 28 de novembro, no auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), campus Barra Funda.

A iniciativa teve o objetivo de promover uma reflexão sobre a literatura negra brasileira em diversas vertentes, a partir da obra de Lima Barreto e Luiz Gama. “Durante o mês de novembro, as Diretorias Regionais de Educação desenvolveram atividades de leitura, oficinas e apresentações culturais tendo por base a literatura de Lima Barreto e de seus contemporâneos”, explicou Vera Benedito, diretora no Núcleo de Educação Étnico-Racial, salientando a importância dos diversos aspectos culturais, sociais, políticos e culturais que o mundo da leitura pode oferecer aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Também estiveram presentes, no evento, a Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, Leila Oliva, e o diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Palanch.

Os participantes assistiram às palestras “Poéticas nos escritos de Luiz Gama: Paralelos com a Literatura de Resistência de Lima Barreto”, com Ligia Fonseca Ferreira, “A importância de ler e ensinar a obra de Lima Barreto”, com Luis Cuti Silva, no período da manhã, e “Benjamim, o Palhaço: a arte de viver em tempos difíceis”, com Heloísa Pires Lima e “Crianças precisam de Espelhos”, com Oswaldo Faustino, à tarde. Ao final de cada período, os participantes puderam fazer perguntas aos convidados.

Na parte cultural, houve apresentação da Academia Estudantil de Letras (AEL) Lima Barreto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Brigadeiro Correia de Melo, DRE Itaquera e do espetáculo do grupo Agô – Performances Negras.

Sobre o homenageado – De origem humilde, Lima Barreto nasceu no dia 13 de maio, em 1881, no Rio de Janeiro, sete anos antes da Abolição da Escravatura, e morreu na mesma cidade em 1º de novembro de 1922, meses após a realização, em São Paulo, da Semana de Arte Moderna, que revolucionou as artes em geral. Viveu entre dois períodos problemáticos da nossa história: por um lado, cresceu sob os vestígios da indignidade humana marcada pela escravidão compulsória; e, por outro lado, despediu-se do mundo em um contexto de efervescência social, econômica, política e cultural.

Clique aqui para acessar a galeria de imagens do evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Grupo de crianças sorriem para a foto com adultos atrás

EMEF Irineu Marinho promove Show de Talentos

Publicado em: 13/10/2025 6h06 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Crianças sentadas no chão na frente de uma professora contando história
Projeto “vivências Com Insetos Emei Aliomar Baleeiro

Crianças investigadoras: projeto com insetos transforma aprendizagem na EMEI Aliomar Baleeiro

Publicado em: 13/10/2025 1h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem com uma sala de aula com estudantes concentrados fazendo prova

Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos

Publicado em: 10/10/2025 6h28 - em Bom de Prova

Facha de um prédio com um letreiro colorido na frente escrito

Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo

Publicado em: 10/10/2025 5h33 - em CEU e COCEU

1 88 89 90 91 92 1.672