Notícias

SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas 

Cerca de 500 pessoas, entre familiares, gestores, funcionários, professores, estudantes e representantes das DREs e DICEUs participaram da ação 

Publicado em: 23/05/2024 15h37 | Atualizado em: 04/06/2024

Fotografia do II Encontro Municipal De Conselhos De EscolaCom a intenção de propiciar o fortalecimento das ações dos Conselhos de Escola, a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersetoriais – DIGP realizou, nesta quarta (22), o II Encontro Municipal dos Conselhos com a presença de gestores, funcionários, membros de conselhos, entre eles familiares, professores e estudantes das Unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino (RME).

O encontro ocorreu no Sesc Vila Mariana e teve público estimado de 500 pessoas. Lá foram apresentadas as concepções da RME de gestão democrática, que visam a participação como direito, sempre na perspectiva da Democracia e dos Direitos Humanos, e que ampliam as possibilidades e potencialidades da participação das famílias e dos estudantes nos processos deliberativos e também na organização da vida escolar. 

Representantes do Instituto Vladimir Herzog falaram no encontro sobre Gestão Democrática e Instâncias de participação. A EMEF Nilo Peçanha trouxe o relato de prática de uma estudante gremista que participa do Conselho de Escola e, como ação cultural, a apresentação do Coral do Feitiço, do CEU Feitiço da Vila.  

 

Coral Feitiço No Ii Encontro Municipal De Conselhos De Escola

Sobre o Conselho de Escola –  é um espaço para a construção da cidadania em que a sociedade civil e o poder público passam a exercitar a democracia representativa e participativa. Assim, constitui-se como um colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com os agentes envolvidos: estudantes, professores, gestão e comunidade.

Ele define caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e pedagógicas concordantes com as necessidades e as potencialidades da escola, o processo de ensino-aprendizagem é o foco principal da ação político-pedagógica do Conselho de Escola, pois se expressa numa ação sistemática e planejada, com o intuito de interferir sobre a realidade, transformando-a.

Como órgão consultivo, deliberativo, pedagógico, fiscalizador e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática, não deve se configurar como instrumento de controle externo, mas como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de crianças pequenas participando de atividades de cuidado com plantas em um ambiente escolar. Nas imagens, educadoras acompanham as crianças enquanto eles regam hortaliças e observam plantas em vasos e canteiros. As crianças aparecem interagindo com a natureza de forma lúdica e educativa, utilizando regadores coloridos em um espaço ao ar livre.

Crianças descobrem a origem das frutas numa experiência educativa em Heliópolis 

Publicado em: 28/05/2026 11h28 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 7 8 9 10 11 1.673