Notícias
SME Promove II Encontro Municipal dos Conselhos de Escolas
Cerca de 500 pessoas, entre familiares, gestores, funcionários, professores, estudantes e representantes das DREs e DICEUs participaram da ação
Publicado em: 23/05/2024 15h37 | Atualizado em: 04/06/2024
Com a intenção de propiciar o fortalecimento das ações dos Conselhos de Escola, a Divisão de Gestão Democrática e Programas Intersetoriais – DIGP realizou, nesta quarta (22), o II Encontro Municipal dos Conselhos com a presença de gestores, funcionários, membros de conselhos, entre eles familiares, professores e estudantes das Unidades Educacionais diretas e parceiras da Rede Municipal de Ensino (RME).
O encontro ocorreu no Sesc Vila Mariana e teve público estimado de 500 pessoas. Lá foram apresentadas as concepções da RME de gestão democrática, que visam a participação como direito, sempre na perspectiva da Democracia e dos Direitos Humanos, e que ampliam as possibilidades e potencialidades da participação das famílias e dos estudantes nos processos deliberativos e também na organização da vida escolar.
Representantes do Instituto Vladimir Herzog falaram no encontro sobre Gestão Democrática e Instâncias de participação. A EMEF Nilo Peçanha trouxe o relato de prática de uma estudante gremista que participa do Conselho de Escola e, como ação cultural, a apresentação do Coral do Feitiço, do CEU Feitiço da Vila.
Sobre o Conselho de Escola – é um espaço para a construção da cidadania em que a sociedade civil e o poder público passam a exercitar a democracia representativa e participativa. Assim, constitui-se como um colegiado que representa a comunidade escolar e local, atuando em sintonia com os agentes envolvidos: estudantes, professores, gestão e comunidade.
Ele define caminhos para tomar decisões administrativas, financeiras e pedagógicas concordantes com as necessidades e as potencialidades da escola, o processo de ensino-aprendizagem é o foco principal da ação político-pedagógica do Conselho de Escola, pois se expressa numa ação sistemática e planejada, com o intuito de interferir sobre a realidade, transformando-a.
Como órgão consultivo, deliberativo, pedagógico, fiscalizador e de mobilização mais importante do processo de gestão democrática, não deve se configurar como instrumento de controle externo, mas como um parceiro de todas as atividades que se desenvolvem no interior da escola.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Relacionadas
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação
SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar
Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação