Notícias
Disponível Volume 4 da Série Diálogos com o NAAPA
Livro traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento de vida
Publicado em: 07/05/2021 7h50 | Atualizado em: 07/05/2021
Dando continuidade à Série Diálogos com o NAAPA, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), divulga mais um caderno denominado “Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte”. O material surgiu a partir de encontros entre as equipes do NAAPA e a comunidade escolar durante o ano de 2020.
A quarta publicação traz reflexões sobre o tempo da adolescência como um potente momento da vida, repleto de questionamentos e permeado por diversos conflitos. Por isso mesmo, tão desafiador e rico no que se refere tanto à construção da subjetividade, como da alteridade. Deslocar o olhar da perspectiva marcada, principalmente, por conflitos pode ser o início do diálogo que se busca estabelecer entre o educador e o adolescente.
Compreender a adolescência requer compreender o tempo de transição pelo qual o estudante passa, uma vez que não se identifica mais com a infância, mas ainda não é adulto. Portanto, esta experiência adolescente é marcada pela novidade e pela insegurança, sentimentos que geram sofrimento.
Nesse sentido, estabelecer diálogo com o adolescente mediado por um repertório artístico parece ser um caminho bastante eficiente. Uma vez que a arte, por trazer o sensível na sua linguagem, permite a expressão e representação de inúmeras sensações e angústias presentes na adolescência. É certo que a conversa entre adolescentes e educadores nasce de uma escuta atenta e interessada, capaz de produzir sentido e aprendizado, reconhecendo a potência e as ressonâncias advindas dela.
O material ainda apresenta relatos de experiências de educadores e estudantes. Não há a pretensão de se constituir como um modelo a ser seguido. Porém, se mostra como mais uma ação promotora de aprendizagem e desenvolvimento, como também um exercício construtor de relações dialógicas e facilitadoras do encontro com esse tempo da vida.
Acesse o Volume 4 – Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Série Diálogos com o NAAPA
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.
Os quatro primeiros volumes estão no Portal SME disponíveis virtualmente para leitura e download. Na próxima sexta-feira (14), divulgaremos o último caderno intitulado Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Projeto “Nhandecy - A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra
Diretoria Regional de Educação Penha
CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha
Secretaria Municipal de Educação
Ano letivo na Rede Municipal da capital paulista começa no dia 04 de fevereiro conforme calendário escolar
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação Prévia dos Inscritos para Exercício Transitório de Cargos Vagos e Disponíveis de Supervisor Escolar DRE Ipiranga / 2026
Relacionadas
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias com programação para bebês e crianças de até 14 anos
Publicado em: 17/11/2025 4h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental
Publicado em: 17/11/2025 1h08 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel
Secretaria Municipal de Educação amplia em mais de 600% profissionais de apoio na educação especial da Rede Municipal
Publicado em: 17/11/2025 12h02 - em Secretaria Municipal de Educação
Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller
Publicado em: 17/11/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Publicado em: 14/11/2025 4h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã