Notícias

Ginástica Laboral: SME lança Projeto Corpo em Ação, voltado à saúde e qualidade de vida dos servidores    

Iniciativa da DIQUALI e da DIESP promove bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho por meio de práticas regulares de Ginástica Laboral

Publicado em: 07/05/2026 12h23 | Atualizado em: 08/05/2026
Quatro pessoas participam de uma atividade de alongamento em ambiente interno iluminado. Elas estão em pé, inclinando o corpo lateralmente com um dos braços elevados acima da cabeça. O grupo é composto por duas mulheres e dois homens, vestidos com roupas casuais. Ao fundo, há janelas grandes com persianas claras e móveis de escritório, sugerindo um ambiente corporativo.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) inicia, em 2026, o Projeto Corpo em Ação com Ginástica Laboral, uma ação voltada à promoção da saúde, do bem-estar físico e da qualidade de vida dos servidores da Rede Municipal. Desenvolvido pela Divisão de Promoção de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (DIQUALI) e pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento (DIESP) – (COCEU)  o projeto busca incentivar hábitos saudáveis e prevenir doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. 

A proposta da Ginástica Laboral será realizada inicialmente nas áreas administrativas da SME, com sessões presenciais conduzidas por estagiários de Educação Física, diretamente nos locais de trabalho dos servidores. As atividades terão duração de 10 a 15 minutos, com frequência de duas vezes por semana, respeitando as características de cada setor e do público atendido. 

Entre as atividades propostas estão alongamentos, exercícios leves de mobilidade, exercícios posturais, técnicas de respiração e relaxamento, além de orientações ergonômicas breves. A iniciativa pretende contribuir para a redução de tensões físicas e mentais, melhorar a disposição e a concentração dos servidores, fortalecer o clima organizacional e colaborar para a diminuição de afastamentos relacionados ao adoecimento. 

A Ginástica Laboral também integra ações voltadas à saúde mental dos profissionais da educação, considerando o binômio “Corpo e Mente” como parte essencial da qualidade de vida no ambiente profissional. Dados apresentados mostram que aproximadamente 47% dos adultos brasileiros são sedentários e que mais de 90% dos docentes relatam algum tipo de dor osteomuscular, evidenciando a importância de ações preventivas e educativas. 

Além das sessões práticas, o projeto contará com formação específica para os estagiários de Educação Física, abordando temas como prevenção de DORT, psicossomatização, anatomia emocional, ergonomia e promoção da saúde biopsicossocial dos servidores. 

Como parte das ações do projeto, será realizada a palestra “Qualidade de vida para o servidor”, no dia 08 de maio de 2026, no Auditório SME, em dois horários: das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h. O encontro abordará temas relacionados à saúde física e mental, prevenção de doenças ocupacionais, ergonomia prática e a importância do movimento para uma rotina mais saudável no ambiente de trabalho. 

Confira os próximos passos do projeto: 

04/05/2026 — das 14h às 14h30
Apresentação do Projeto para os Coordenadores – SME
Local: SME 

05/05/2026 — das 15h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

06/05/2026 — das 14h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

07/05/2026 — das 14h às 17h
Formação: Estagiários
Local: COCEU 

08/05/2026 — das 10h30 às 12h e das 13h30 às 15h
Palestra: Qualidade de vida para o servidor
Local: Auditório SME 

11/05/2026 — a partir das 14h
Início das sessões de Ginástica Laboral
Local: SME 

O projeto Corpo em Ação compõe o Programa Bem Viver no Ambiente Escolar, fortalecendo as ações de cuidado, prevenção e valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. 


Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de duas dentistas com o avental amarelo, máscara e toca branca. Elas estão atendendo uma criança que está deitada na maca.

Prefeitura realiza Dia B de Saúde Bucal em cerca de 90 escolas da capital

Publicado em: 28/05/2026 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um estudante saltando.

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para a XVIII Olimpíadas Estudantis

Publicado em: 28/05/2026 12h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.673