Notícias

Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno

Os encontros regionais também serão marcados pela entrega dos selos da campanha CEI Amigo do Peito 2025

Publicado em: 08/08/2025 9h18 | Atualizado em: 13/08/2025
Apoio Ao Aleitamento Materno é Um Dos Compromissos Da Rede Municipal

O aleitamento materno fortalece vínculos e promove o desenvolvimento físico, mental e social dos bebês e crianças. Consciente da importância da amamentação, a Rede Municipal de Educação de São Paulo abraça o Agosto Dourado com uma série de ações formativas para incentivar e valorizar o aleitamento materno em toda a cidade. 

Entre os dias 11 e 28 de agosto, as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) promoverão encontros para compartilhar práticas, promover reflexões e fortalecer o compromisso das unidades com a amamentação no ambiente educacional.  

E a comemoração será em dobro com o anúncio das unidades contempladas com o selo CEI Amigo do Peito 2025 que reconhece as unidades de Educação Infantil engajadas na promoção do aleitamento. 

 Neste ano 1522 unidades participaram da Campanha, que avalia ações voltadas para os eixos família, equipe e ambiente. Para ser contemplada com o selo, a Unidade precisa alcançar ao menos 50% das ações em cada um dos três eixos. 

Desde o início da Campanha em 2018, o número de unidades contempladas vem crescendo. Em 2024, 1.176 selos foram entregues. Em 2025, 1490 unidades serão reconhecidas com o Selo CEI Amigo do Peito – o que representa 58% dos CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs da Rede Municipal de Ensino. 

Confira o calendário dos encontros:

Whatsapp Image 2025 08 01 At 11.32.07

O que é o Agosto Dourado? 

Instituído pela Lei nº 13.435/2017, o Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre o aleitamento materno, reforçando a recomendação da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e continuada até os dois anos ou mais, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do leite materno. 

Rede Amigos do Peito  

Em 2025, a SME também lançou a Rede Amigos do Peito, uma iniciativa conjunta entre a Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) e a Divisão de Educação Infantil (COPED/DIEI). A ação promoveu a formação de diversos profissionais que atuam nas Unidades (educadoras, nutricionistas, auxiliares de enfermagem, supervisores escolares, DICEU, NAAPA, outros) para atuarem como Embaixadoras Amigas do Peito, multiplicando informações e fortalecendo a rede de apoio nas unidades educacionais. 

Ao todo, 698 profissionais participaram da formação online e de encontros presenciais, consolidando-se como Embaixadores do Peito. Confira mais informações sobre a Rede Amigos do Peito clicando aqui.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra segurando um caderno. Ela está em pé, sorri e usa camisa verde.

Últimos dias para participar da Escuta Nacional sobre Formação Continuada

Publicado em: 28/05/2026 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Formação

Últimos dias para se inscrever no curso “Práticas de Liderança e Gestão Escolar”

Publicado em: 28/05/2026 3h46 - em Secretaria Municipal de Educação

1 7 8 9 10 11 1.674