Notícias

H1N1 é tema de atividades na EMEI Jaguaré

Alunos aprendem e ensinam os procedimentos para o combate desse vírus da gripe

Publicado em: 07/04/2016 17h27 | Atualizado em: 04/05/2021

h1n1_tema_atividades_740_x_430.jpg

Devido ao número crescente de pessoas infectadas pelo vírus da gripe A/H1N1 na cidade de São Paulo, unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME) estão desenvolvendo ações de conscientização que ensinam os cuidados básicos e cotidianos para espantar a vírus de perto da molecada.

Um exemplo deste tipo de ação é o que está acontecendo na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jaguaré, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba. Alunos de 4 e 5 anos aprendem e ensinam para a comunidade escolar os procedimentos de higiene, convívio e alimentação que podem diminuir a incidência do vírus.

h1n1_tema_atividades_III_740_x_430.jpg

Mesmo com poucos dias de trabalho sobre o assunto, o professor que está desenvolvendo as atividades, André de Souza, declara que o trabalho já teve bons resultados. “Quando falei pela primeira vez sobre este vírus da gripe as crianças logo fizeram a relação com os problemas causados pelo mosquito Aedes aegypti. Expliquei que alguns sintomas são semelhantes, mas que a doença e a causa são totalmente diferentes”, relata o Professor de Educação Infantil.

A partir de rodas de conversa, vídeos educativos e atividades lúdicas, os alunos produziram cartazes informativos com fotografias, nas quais demonstram os principais procedimentos para minimizar o contato com o vírus H1N1. Um mural informativo foi construído com fotografias que ilustram os cuidados com a higiene, hábitos alimentares saudáveis e cuidados no contato com o próprio corpo e com as outras pessoas.

h1n1_tema_atividades_II_740_x_430.jpg

A criançada também usou a criatividade para confeccionar o monstrinho do vírus H1N1 com giz de cera e massinha de modelar. As produções ficaram expostas no mural da unidade.

Em seu primeiro ano como professor, André atua no módulo da unidade e desenvolve essas atividades quando substitui as professoras regentes das turmas. Outras atividades sobre questões de convívio, comportamento e combate ao mosquito da dengue também já foram feitas pelo professor.

Confira a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Do Jardim Ângela para o país: professora da Rede Municipal é vencedora no Prêmio Educador Nota 10

Publicado em: 29/10/2025 1h15 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Ceu São Miguel
Fotografia de estudantes na sala de aula Saeb
Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

1 82 83 84 85 86 1.674