Notícias
Projeto da EMEF Profª Philó Gonçalves une educação ambiental e cultura
Filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa é inspiração para atividades interdisciplinares que abordam desde o valor cultural da goiaba até o plantio da fruta
Publicado em: 25/06/2025 17h08 | Atualizado em: 04/08/2025
O projeto “Educação Ambiental na Philó” tem transformado o cotidiano pedagógico ao aliar práticas sustentáveis, natureza, cultura brasileira e envolvimento dos estudantes, famílias e comunidade escolar. A iniciativa nasceu da curiosidade das crianças ao explorar os espaços verdes do Ecoparque da unidade escolar.
Desde o início, as atividades com os estudantes e com as famílias foram pensadas para promover a vivência e o aprendizado ao ar livre. Para o plantio de árvores, os estudantes e as famílias usaram um drone para filmar o território do Ecoparque. Além disso, os estudantes também deram início à construção de uma composteira e no cuidado com a horta.
“Foi uma mãe de estudante que nos deu uma formação e nos inspirou em 2024 com a mão na terra e nas minhocas na nossa horta, mas foi em 2025 que a gente traz a composteira para dentro da sala e as crianças passam a dar até nomes nas minhocas”, destacou Claudia Roberta Aperguis, professora interdisciplinar e uma das responsáveis pelo projeto.
Com a criação da horta e a implantação da composteira, os estudantes passaram a lidar diretamente com a terra e a natureza, como minhocas e resíduos orgânicos, compreendendo seu papel na geração de adubo e no cuidado com o meio ambiente.
Neste ano, os projetos vêm ganhando força com o planejamento voltado para a biofilia em sala de aula, sendo o eixo norteador do planejamento anual. A biofilia é a ideia de que os seres humanos têm uma tendência inata de se conectar com a natureza e outras formas de vida. Esse conceito foi popularizado pelo biólogo Edward O. Wilson nos anos 1980.
“O verde passou a tomar conta das aulas e sentimos a necessidade de enxergar o verde dentro da sala, pedimos para os estudantes e as famílias trazerem plantas, a partir disso, pensamos num cronograma de rega e passamos a cuidar das plantas com o próprio adubo da composteira, inclusive o biofertilizante que já está sendo usado”, complementou a professora Cláudia
A proposta é trazer o verde para dentro da sala de aula, com os estudantes responsáveis por cuidar das plantas e os familiares contribuindo com novas espécies. A iniciativa visa também inspirar as famílias a replicarem essas ações em casa, promovendo saúde e bem-estar, diminuindo os efeitos da crise climática nos ambientes fechados.
Como parte das atividades, os estudantes assistiram ao filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa, ponto de partida para reflexões sobre a natureza na cultura brasileira. A partir do filme, foram realizadas atividades interdisciplinares que incluem o plantio de uma goiabeira, estudo das propriedades da fruta, receitas, vocabulário regional, ciclo das estações e o papel dos animais no espalhamento das sementes.
A horta da escola também se fortaleceu com o uso do biofertilizante produzido pela composteira escolar. As crianças estudam medidas, profundidade e diâmetros dos canteiros, enquanto as famílias são convidadas a construir e registrar a construção de uma composteira.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 22/10/2025 5h28 - em CEU e COCEU
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto “Inventário das Árvores do Modesto” para engajar estudantes na agenda climática
Publicado em: 22/10/2025 5h00 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
CECI Jaraguá recebe roda de conversa sobre prevenção do HPV e promoção da saúde
Publicado em: 22/10/2025 2h37 - em Secretaria Municipal de Educação
Dia do Servidor: CEUs estarão abertos para receber a população nesta segunda-feira (27)
Publicado em: 22/10/2025 12h48 - em CEU e COCEU
EMEI Gabriel Prestes participa do Congresso Internacional da OMEP e apresenta projeto “Exploradores da Cidade”
Publicado em: 22/10/2025 12h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga