Notícias

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação incentiva atividades de leitura nas escolas e destaca obras que valorizam as experiências e trajetórias de mulheres

Publicado em: 10/03/2026 11h42 | Atualizado em: 12/03/2026
Professora exibe livro com fundo

A Secretaria Municipal de Educação está promovendo, ao longo do mês de março, atividades voltadas à valorização do protagonismo feminino. Entre as ações está o Leituraço! Março Mulher, organizado pela Coordenadoria Pedagógica (COPED) com o objetivo de incentivar a leitura por meio do trabalho das Professoras Orientadoras de Sala de Leitura (POSL). 

O documento com orientações para a realização do Leituraço! está disponível aqui. Nele constam informações e sugestões sobre como organizar a ação nas escolas, além da indicação de 36 títulos presentes no acervo das unidades educacionais que podem ser utilizados na atividade. 

O Leituraço! consiste na realização de um dia dedicado à leitura em toda a escola, não apenas nas salas de leitura, mas em diferentes ambientes da unidade, envolvendo professores e estudantes. A leitura acontece de forma simultânea, e todo o processo de organização é articulado pela POSL responsável. A iniciativa tem como objetivo impactar positivamente bebês, crianças, estudantes, a comunidade e os profissionais da educação, ampliando o repertório cultural desse público. 

No mês de março, a ação também se apresenta como uma oportunidade de destacar trajetórias, narrativas e produções literárias de mulheres de diferentes contextos culturais, evidenciando perspectivas que abordam temas como identidade, resistência e diversidade das experiências femininas. 

O documento com o material completo está aqui!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes na sala de aula Saeb
Três imagens com colmeias de abelhas

Meliponário na EMEI Pedro de Toledo leva educação ambiental para as crianças

Publicado em: 24/10/2025 6h09 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Fotografia dos estudantes Joanna Santos da Silva e Yuri Monteiro da Silva no aeroporto segurando a bandeira do Estado de São Paulo.

Estudantes da Rede Municipal representam São Paulo na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Publicado em: 24/10/2025 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

 Saeb (1)
Foto com foco seletivo de uma pessoa segurando um livro.

CEU Sapopemba recebe formação sobre prevenção e proteção escolar

Publicado em: 23/10/2025 3h31 - em Secretaria Municipal de Educação

1 81 82 83 84 85 1.672