Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de várias pessoas de camiseta preta em pé posando para fotografia.

EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar

Publicado em: 31/10/2025 4h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, na comemoração dos 90 Anos Educação Infantil na Biblioteca Mário de Andrade.
Tamanho Site (11)

SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana

Publicado em: 31/10/2025 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes em área externa de escola jogando volei ao fundo e pingue-pongue em primeiro plano no

CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas

Publicado em: 31/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma professora em pé na sala de aula em freten aos alunos que estão sentados e olhando para ela.
1 80 81 82 83 84 1.673