Notícias

Estrangeiros concluem o primeiro módulo do curso de Português para imigrantes

Iniciativa promovida por meio de parceria entre as Secretarias de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania

Publicado em: 04/09/2018 15h59 | Atualizado em: 04/05/2021

portas_ab_740_x_430.jpg

Cerca de 200 jovens e adultos estrangeiros que vivem na cidade de São Paulo celebraram, na noite do dia 11 de dezembro, a conclusão do primeiro módulo do curso de Língua Portuguesa do Programa Portas Abertas para Imigrantes. O curso é oferecido em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado e reúne estudantes de 28 nacionalidades.

O evento ocorreu no Centro de Educação Unificado (CEU) Jambeiro, na região de Guaianases, e reuniu estudantes das nove escolas que oferecem a formação. Houve apresentação de danças típicas e de poesias.

As aulas iniciaram no dia 28 de agosto na Rede Municipal de Ensino e as turmas são compostas por estudantes provenientes dos seguintes países: Suécia, Angola, Argentina, Benim, Bolívia, Chile, Colômbia, Congo, Cuba, Eslovênia, Etiópia, Ganes, Haiti, Índia, Inglaterra, Jordânia, Male, Marrocos, México, Nigéria, Palestina, Paquistão, Paraguai, Peru, Síria, Togo, Turquia e Venezuela.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e tem como objetivo oferecer o ensino da língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade, onde há pouca oferta de cursos de português e com maior incidência de população imigrante.

O curso é oferecido em nove escolas municipais:

Zona Norte – EMEF Dona Angelina Maffei Vita (Casa Verde), EMEF João Domingues Sampaio (Vila Maria), EMEF Infante Dom Henrique (Canindé) e EMEF Vereador Antonio Sampaio (Santana).

Zona Leste – EMEF Profa. Conceição Aparecida de Jesus (A.E. Carvalho), EMEF José Maria Whitaker (Cidade Satélite), EMEF Dr. Fábio Silva Prado, EMEF Arthur Azevedo(Moóca) e EMEF CEU Jambeiro (Guaianases).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fórum “Aprender e Ensinar nas Adolescências” reúne educadores e estudantes da Rede Municipal de Ensino
Imagem de várias pessoas de camiseta preta em pé posando para fotografia.

EMEF Antônio Duarte de Almeida realiza Seminário Antirracista no CEU Azul da Cor do Mar

Publicado em: 31/10/2025 4h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia com Maria Silvia Bacila, secretária executiva pedagógica, na comemoração dos 90 Anos Educação Infantil na Biblioteca Mário de Andrade.
Tamanho Site (11)

SME e SMRI assinam parceria para a internacionalização da educação paulistana

Publicado em: 31/10/2025 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes em área externa de escola jogando volei ao fundo e pingue-pongue em primeiro plano no

CIEJA Cambuci Paulo Emílio Vanzolini promove Dia do Desafio com práticas esportivas

Publicado em: 31/10/2025 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

1 80 81 82 83 84 1.673