Notícias

Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino

IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo

Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
seminarioagostoindigena_740x430.jpg

Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.

A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.

A Rede Municipal de Ensino

Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.

A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).

O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de mulher negra sentada em uma mesa

Professores em readaptação funcional terão mais flexibilidade para optar pela JEIF

Publicado em: 05/11/2025 1h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com 2 alunas escrevendo em um caderno e a professora dando instruções ao lado das duas, ao fundo uma lousa de sala de aula.
Imagem com fundo laranja com o texto
Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis

Professoras realizam peça de teatro e encantam crianças na EMEI Machado de Assis

Publicado em: 04/11/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Festa Aelzinha Da Emei Marciano Vasques Pereira

Festa AELzinha da EMEI Marciano Vasques Pereira reúne famílias em um dia de cultura e aprendizado

Publicado em: 03/11/2025 5h10 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 78 79 80 81 82 1.673