Notícias
Seminário discute Cultura Indígena na rede Municipal de Ensino
IV Seminário Agosto Indígena pretende educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural da Cidade de São Paulo
Publicado em: 29/08/2019 16h45 | Atualizado em: 10/12/2020
Nesta sexta-feira (30) a Secretaria Municipal de Educação realizará o IV Seminário Agosto Indígena 2019, evento que tem o objetivo de evidenciar o protagonismo indígena nos mais diversos campos de atuação histórica, social e política, de forma a possibilitar a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.
O encontro acontecerá em período integral na Uninove no Campus Memorial da Barra Funda e contará com a participação de Agentes de Apoio, Agentes Escolares, Analistas de Informações Culturais e Desportivas – Biblioteca, Assistentes Técnicos Educacionais, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnicos de Educação, Bibliotecários, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola, Professores de Educação Infantil, Professores de Ensino Fundamental e Médio, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Secretários de Escola e Supervisores Escolares das treze Diretorias Regionais de Educação, totalizando 450 vagas.
A programação terá apresentações culturais de MC Hebertim Werá, na parte da manhã; e do Grupo MakunaíContos, com Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, na parte da tarde, além de aula magna sobre ‘Cosmovisão Indígena’, com Kaka Werá, palestra sobre com Daniel Munduruku e a Cordelista Auritha Tabajara, do Cear, relatos de práticas docentes, além de minipalestras.
A Rede Municipal de Ensino
Desde o final da década de 1990, a Rede Municipal de Ensino, atenta às mudanças sociais, políticas e culturais, tem introduzido ações, de forma orgânica, voltadas ao reconhecimento de todos os grupos sociais presentes nas unidades educacionais.
A partir de 2014, e em anos alternados, mostras culturais temáticas (indígenas, imigrantes, afro-brasileiras e africanas) passaram a destacar palestrantes, apresentações artísticas e culturais materiais de representantes dessas culturas. Essas ações acontecem em parceria com as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs), por meio de suas Divisões Pedagógicas (DIPEDs).
O IV Seminário Agosto Indígena dá sequência a esse processo transformador de educar a sociedade para a riqueza da diversidade cultural representada na Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Relacionadas
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Publicado em: 06/11/2025 10h32 - em Bom de Prova
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Publicado em: 05/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade
Publicado em: 05/11/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Série “Diálogos Formativos” promove reflexão sobre liderança e identidade na construção da política educacional
Publicado em: 05/11/2025 4h02 - em EMFORPEF
CEUs recebem astronautas para compartilhar vivências com estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 05/11/2025 3h24 - em CEU e COCEU