Notícias
Seminário Somos Amigo do Peito ocorre neste sábado (19)
Iniciativa terá público estimado de 500 participantes e acontecerá na Uninove campus memorial
Publicado em: 17/08/2023 10h00 | Atualizado em: 01/09/2023
Neste sábado (19), ocorre o Seminário “Somos Amigos do Peito – 2023”, das 8h às 17h, na Uninove campus Memorial. A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, que intensifica as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno no mês de agosto.
É esperada a participação de 500 profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino (RME) da capital. O seminário contará com relatos de práticas e exposição dialogada sobre ações de aleitamento materno que estão sendo realizadas nos CEIs da rede municipal, além de um panorama geral e evolução da Campanha CEI Amigo do Peito.
Entre os temas debatidos, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a importância do aleitamento materno e panorama do aleitamento no Brasil e os principais desafios das famílias na manutenção da amamentação após retorno ao trabalho e ingresso dos bebês aos centros de educação infantil.
Além disso, haverá conscientização sobre o apoio à amamentação e como fazer a diferença para mães e pais que trabalham, sobre atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame precoce, entre outros.
Confira, abaixo, a programação completa:
Manhã
Recepção dos participantes e assinatura das listas de presença
Abertura do evento e boas vindas com Fátima Brum, Coordenadora da CODAE, e Fernanda Menezes, Nutricionista Responsável Técnica SME/CODAE
Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham com a Dra. Vânia Gato, pediatra.
Recomendações para a promoção do aleitamento materno no contexto da alimentação escolar com Nathália Tarossi Locatelli, assessora técnica no Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE UNIFESP).
Como o aleitamento materno está acontecendo nos CEIs de São Paulo? com Kátia Iared, nutricionista da SME/CODAE.
Amamentação exclusiva de bebês até 6 meses no CEI: é possível? Mediação de Juciléia Vicente, nutricionista da SME/CODAE, e CEI Parceiro Instituto Dona Ana Rosa.
Intervalo para almoço
Tarde
Atitudes que fazem a diferença na amamentação e evitam o desmame com Viviane Laudelino Vieira, pesquisadora e supervisora do Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri).
Interesse dos familiares em manter a amamentação nos CEIs com Valéria de Freitas, nutricionista da SME/CODAE.
UBS e CEI como rede de apoio com mediação de Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica na Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus (SMS), UBS Jd. Paraguaçu e CEI Parceiro Construindo Sonhos.
Projetos e ambientes nos CEIs fazem a diferença! com Amanda Bianchi, nutricionista da SME/CODAE.
O PPP como instrumento para fortalecer e legitimar o trabalho em equipe com mediação de Flávia Amador, nutricionista da SME/CODAE e CEI Parceiro Belém.
Construindo caminhos para acolher e nutrir com mediação de Daniela Almeida, nutricionista da SME/CODAE, CEI Parceiro Profª. Eunice Pinheiro Machado Padovan e CEMEI Parque do Carmo.
Campanha CEI Amigo do Peito
A campanha CEI Amigo do Peito é promotora do aleitamento materno para todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino (RME) de São Paulo, coordenada por um Grupo de Trabalho (GT) da Coordenadoria de Alimentação Escolar.
Desde o seu lançamento, o número de CEIs que se apresentaram como promotores e apoiadores do aleitamento materno e que receberam o Selo CEI Amigo do Peito passou de 93 em 2018 para 875 em 2022, o que representa 34% dos CEIs da Rede Municipal.
Para mais informações, acesse a página do CEI Amigo do Peito.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática
Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação