Notícias
Alunos da EMEF Dr. José Kauffmann visitam o Museu dos Transportes Públicos de São Paulo
Atividade integra o Movimento Maio Amarelo
Publicado em: 08/06/2017 15h05 | Atualizado em: 30/11/2020
Matéria produzida pelo Prof. Rildo e Imprensa Jovem Voz do Kauffmann
Na terça, 30 de maio, foi dia de conhecer um pouco da história do transporte público da capital paulista. Os alunos de quatro salas dos 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. José Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba/Jaraguá, conheceram o Museu dos Transportes Públicos e as relíquias lá expostas.
As crianças foram acompanhadas pelas professoras das turmas em transporte público desde a Unidade Educacional até o destino. Lá no aparelho cultural encontraram a exposição “Maio Amarelo/Atenção no trânsito”.
O Museu dos Transportes Públicos guarda relíquias, como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960. Integram o acervo da instituição sete veículos, cerca de 1.500 fotos e 1.500 livros, além de móveis, objetos e documentos sobre a evolução do transporte urbano.
Fundado por iniciativa do ex-funcionário da CMTC, Gaetano Ferolla, e enriquecido por doações de colecionadores e instituições, o museu foi inaugurado em 1985 e atualmente é mantido e administrado pela SPTrans. No museu, a romântica imagem da cidade de São Paulo do século XIX, com seus bondes abertos puxados por animais, continua preservada. No jardim que recebe visitantes, bancos e luminárias retratam a década de 20. Lá está instalado um bonde de areia, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.
Impressões sobre a visita – Segundo a professora Celina Julie Pissó, o passeio é muito interessante, pois contempla uma parte da história da cidade, desconhecida pela maioria da nova geração. “É um lugar pequeno, mas com um grande potencial histórico retratado em seu acervo. Os alunos gostaram muito do que viram e ouviram. Foram muito participativos e receptivos às informações recebidas. São vivências educativas que devem ser aprimoradas buscando ressignificar a visão histórica, parte importante daquilo que somos hoje, das transformações a que tudo e todos estão sujeitos”, conta Celina.
A nossa escola tem agendadas outras excursões para este ano. Teremos a ida à Oca do Ibirapuera pelo Itaú Cultural, ao Circuito Caixa e ao Museu do Futebol.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática
Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação
Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão
Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação
Concorrendo com outras 47 cidades de 10 países, São Paulo ganha prêmio internacional com projeto que reduziu a evasão escolar
Publicado em: 29/05/2026 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação
São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores
Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação