Notícias
Começa nesta quarta (18) o 10º Seminário e Mostra de Tecnologias da Rede Municipal
Serão dois dias com muitas atividades de tecnologia, robótica e desafios para estudantes, professores e pessoas interessadas no tema
Publicado em: 16/10/2023 18h10 | Atualizado em: 19/10/2023
Cerca de 5 mil inscritos, entre estudantes, educadores e público em geral, participarão do “10º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão” que acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro, das 9h às 18h, no Pro Magno Centro de Eventos. Uma novidade deste ano é que o evento será aberto para visitação do público em geral e pessoas interessadas no tema.
Durante os dois dias de evento as atividades acontecem simultaneamente com participação de cerca de 1.600 estudantes. Na produção de robótica e linguagem de programação estarão envolvidos 700 meninos e meninas matriculados nas escolas municipais, já na mostra de projetos produzidos nas escolas mais 400 estudantes, e os jogos voltados para aprendizagem contam com a presença de outros 500.
No quesito atrações haverá Jam de Robótica, na qual 118 escolas participarão de uma maratona de criação onde estudantes e professores se reúnem para trabalhar juntos na produção ou invenção de algo, Hackathon, um desafio de programação lançado no dia evento com a participação de 20 escolas para desenvolverem soluções com kits Arduino de robótica para equipes de Ensino Médio e EMEFs, mostras de trabalhos de 165 escolas municipais por meio de totens eletrônicos e mesas de exposição.
Também haverá Game JAM com apresentação e testagem de mais de 100 jogos selecionados pela equipe de curadoria do desafio de Game JAM, com a criação de jogos feitos por estudantes e professores nas temáticas de Língua Portuguesa e Alfabetização, Matemática, Ciências Naturais e Humanas associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
E, ainda, arenas com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos sobre gamificação, cultura maker, jogos, cidadania digital, cidade inteligentes, comunicação e arte digital, entre outros, para atender Professores Orientadores de Educação Digital (POEDs), professores regentes e coordenadores pedagógicos, além de apresentações dos projetos Aluno Monitor.
Entre os destaques para as oficinas estão a produção de jogos, de componentes eletrônicos, Inteligência Artificial com Scratch e Realidade Virtual e Aumentada.
A ação é uma realização da Divisão de Currículo – Tecnologia para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e proporciona um momento de compartilhamento de ações, ideias e produções na área de tecnologias e robótica. Os participantes também têm a oportunidade de aplicar no cotidiano escolar os conhecimentos do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem.
Nos dois dias do evento haverá transfer para o evento saindo de hora em hora da estação de metrô Barra Funda.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Rede Municipal festeja 90 anos da Educação Infantil com ações e eventos que reúnem crianças e educadores
Publicado em: 07/11/2025 6h03 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação
Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar
Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para vagas no Ensino Médio 2026 na Rede Municipal
Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 06/11/2025 5h15 - em CEU e COCEU