Notícias

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Iniciativa internacional oferece oportunidades de capacitação com apoio financeiro integral

Publicado em: 12/02/2026 12h00 | Atualizado em: 12/02/2026
Imagem com uma paisagem japonesa com o texto "Vamos estudar no Japão MEXT 2026" destacada.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) divulga em parceria com o Consulado Geral do Japão de São Paulo, a abertura das inscrições para as Bolsas de Estudos do Governo do Japão – MEXT 2026, voltadas à formação acadêmica e ao aperfeiçoamento profissional na área educacional.  

As oportunidades estão disponíveis nas modalidades de Língua e Cultura Japonesa, que é voltada a universitários que desejam ampliar seus estudos dentro da área, e Treinamento para professores, destinada para os profissionais da educação brasileira com o interesse em aprofundar conhecimentos e aplicá-los em suas instituições.  

As bolsas oferecidas pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) incluem passagens aéreas de ida e volta, auxílio financeiro mensal e isenção de taxas escolares, garantindo apoio integral aos selecionados durante o período de estudos no Japão. Os interessados têm a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa.

Para aqueles que ainda não têm o domínio da língua japonesa, será ministrado um curso básico nos seis primeiros meses da bolsa no Japão.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 13 de fevereiro. Os editais completos e demais informações estão disponíveis no site do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Confira mais notícias da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de três estudantes do Ensino Médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Derville Allegretti. As três estudantes estão sentadas em frente a mesas na sala de aula. A menina que está em primeiro plano olha para o computador e está com a mão no touchpad. As outras duas escrevem em seus cadernos.

Mais que quadruplica número de aprovados da rede municipal no Provão Paulista 

Publicado em: 10/03/2026 6h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negar ao centro em frente ao público do auditório, segurando o microfone. Ao fundo projetado no telão o texto “Protocolo para Prevenção e Enfrentamento ao Racismo e à Xenofobia na Educação”.
Professora exibe livro com fundo

Leituraço! Março Mulher mobiliza escolas municipais em ação de leitura dedicada às vozes femininas

Publicado em: 10/03/2026 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro fotos de atividades em sala de aula. Em diferentes momentos, estudantes aparecem reunidos em roda de conversa, assistindo a uma apresentação em telão e posando para foto com a professora, em um ambiente escolar

EMEF Francisco Rebolo realiza “Assembleia de Classe” para fortalecer a educação democrática

Publicado em: 09/03/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Estudantes participam de uma atividade de vôlei inclusivo em uma quadra escolar. Entre eles, um aluno em cadeira de rodas integra a dinâmica do jogo junto aos colegas, que acompanham o movimento da bola

Projeto de vôlei inclusivo transforma a rotina escolar na EMEF Cleómenes Campos 

Publicado em: 09/03/2026 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

«1 2 3 1.632