Notícias

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Encontro on-line promove diálogo sobre respeito às diferenças, cultura democrática e protagonismo estudantil na Rede Municipal de Ensino

Publicado em: 11/06/2026 9h00 | Atualizado em: 16/06/2026
Gremios Estudantis

Os Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Ensino terão a oportunidade de participar, no próximo dia 17 de junho, de uma formação on-line voltada à reflexão sobre gênero, diversidade e convivência escolar. A ideia é promover um espaço de diálogo sobre como as questões de gênero impactam o cotidiano escolar e social, incentivando reflexões sobre estereótipos, pressões sociais e formas mais saudáveis de convivência. A proposta busca contribuir para o fortalecimento de relações pautadas no respeito, na empatia e na valorização das diferenças. 

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados à convivência escolar e à promoção dos direitos humanos, estimulando a escuta, o diálogo e a participação estudantil como ferramentas fundamentais para a prevenção de conflitos e para a construção de uma cultura de paz nas unidades educacionais. 

A formação também busca ampliar o repertório dos estudantes gremistas para que possam atuar como agentes mobilizadores em suas escolas, fortalecendo o protagonismo juvenil e incentivando a participação dos colegas em ações voltadas à convivência democrática. Dessa forma, os Grêmios Estudantis seguem desempenhando um papel importante na promoção do diálogo e no fortalecimento da comunidade escolar. 

Grêmios Estudantis 

Os Grêmios Estudantis são entidades representativas dos estudantes que atuam na promoção da participação democrática, do protagonismo juvenil e do diálogo entre estudantes, educadores e comunidade escolar. Atualmente, a Rede Municipal conta com 628 grêmios instituídos, presentes em 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo EMEFs, EMEFMs, CIEJAs e EMEBSs. Os grêmios desenvolvem ações nas áreas cultural, esportiva, social, ambiental e educacional, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes e para a construção de escolas cada vez mais participativas e inclusivas 

Formação on-line para Grêmios Estudantis 

Tema: Gênero, Diversidade e Convivência Escolar: Reflexões para o Presente 

Data: 17 de junho de 2026 

Horário: das 14h30 às 16h 

Transmissão aqui. 

Acompanhe as notícias da Rede Municipal de Ensino.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Bom de Prova: conheça exemplos de quando a busca ativa vira união e conquista
Fotografia mostra Maria Carmem Barbosa no palco na comemoração dos 90 Anos da Educação Infantil Paulistana.
Tamanho Site (18)

CEU CEI Parque Bristol cria o Espaço de Quem Cuida para acolher profissionais da educação

Publicado em: 07/11/2025 11h30 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Tamanho Site (17)

Rede Municipal de São Paulo registra mais uma queda no abandono escolar

Publicado em: 07/11/2025 11h20 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes do Ensino Médio no centro da foto uma estudantes de blusa rosa e óculos segura uma folha de texto.

Inscrições abertas para vagas no Ensino Médio 2026 na Rede Municipal

Publicado em: 06/11/2025 5h36 - em Ensino Fundamental e Médio

1 75 76 77 78 79 1.672