Notícias

Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes

Processo contará com grupos de trabalho, consulta pública e participação ativa das unidades escolares para garantir um currículo ainda mais conectado com a realidade dos estudantes

Publicado em: 07/08/2025 11h27 | Atualizado em: 07/08/2025
Atualização Do Currículo Da Cidade Será Um Movimento Com Ampla Participação De Toda A Comunidade Escolar

“Quem decide o que a gente vai aprender na escola?” Essa pergunta, tão simples quanto poderosa, é o ponto de partida para um diálogo do movimento de atualização do Currículo da Cidade que envolve estudantes, professores e toda a comunidade escolar da Rede Municipal de São Paulo.  

A iniciativa tem como objetivo revisitar o documento à luz das transformações sociais, culturais e tecnológicas que impactam a educação. O Currículo da Cidade é o documento oficial que orienta o que os estudantes da Rede Municipal têm direito de aprender ao longo da vida escolar.  

O documento valoriza os saberes, culturas e conhecimentos diversos, a realidade dos territórios e da cidade de São Paulo e está alinhada a uma proposta de educação democrática, inclusiva e conectada com os desafios contemporâneos. 

Construído de forma colaborativa desde sua origem, o Currículo da Cidade segue em constante aperfeiçoamento, por meio de cadernos de orientações pedagógicas e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.  

Agora, com o processo de atualização, a Secretaria Municipal de Educação (SME) convida educadores, estudantes e equipes das Diretorias Regionais de Educação (DREs) a participarem ativamente desse diálogo. 

Estão sendo formados Grupos de Trabalho com supervisores, coordenadores, diretores, formadores da DIPED e professores. Cada DRE indicará representantes por componente curricular até 20 de agosto. Os encontros serão entre setembro e novembro, com dispensa de ponto. 

Além dos educadores, os estudantes também terão voz nesse processo. Inicialmente, um questionário será aplicado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Até o final desta semana as escolas receberão no e-mail institucional o questionário e orientações para aplicação até o dia 22 de agosto.  

A proposta é escutar as percepções dos estudantes sobre seus aprendizados, suas vivências e suas necessidades. Cada unidade escolar deve se organizar para aplicação do questionário e o Laboratório de Educação Digital (LED) pode ser utilizado como apoio.  

A proposta é fortalecer o currículo já existente, reafirmando seus princípios de integralidade, equidade e inclusão, ampliando seu alcance e atualizando seus conteúdos a partir das realidades e desafios das unidades educacionais.  

A SME também reforça que não será construído um novo currículo, mas uma atualização com a participação de quem está diariamente nas salas de aula.  

Confira o vídeo que convida os profissionais e estudantes da Rede a participarem desse movimento  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cei Sao Martinho (1)

CEI Jardim São Martinho realiza projeto que transforma escola em ambiente de aprendizagem ecológica

Publicado em: 12/11/2025 4h26 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 Slam Interescolar (4)

DRE São Miguel promove o 1º Slam Interescolar

Publicado em: 12/11/2025 4h21 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Tamanho Site (23)

CEU EMEF Feitiço da Vila realiza desfile “Beleza Negra”

Publicado em: 12/11/2025 4h05 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Tamanho Site (22)

CEU Inácio Monteiro e Instituto Federal da Cidade Tiradentes lançam curso gratuito de empreendedorismo para jovens

Publicado em: 12/11/2025 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Dia A da Alfabetização: escolas da Rede Municipal mobilizam famílias e comunidade escolar na preparação para o Saresp
1 73 74 75 76 77 1.672