Notícias
Estreia do documentário “O Começo da Vida” no CEU Quinta do Sol
Sessões compõem as ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa
Publicado em: 09/05/2016 17h19 | Atualizado em: 30/11/2020
Na última quinta-feira, 5 de maio, ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, a exibição de estreia do documentário “O Começo da Vida”, da diretora Estela Renner, em cartaz nas salas de cinema do Circuito Spcine e compõe ações de política municipal voltada à primeira infância do Programa São Paulo Carinhosa. Após a exibição, houve uma roda de conversa com o diretor da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Penha, Marcos Mendonça e convidados.
O filme é baseado nas recentes descobertas da neurociência sobre a primeira infância e diz que os bebês são muito mais do que cargas genéticas e a qualidade das relações está diretamente ligada com o meio em que vivem e crescem. Pelas entrevistas com especialistas e histórias de diversos grupos familiares em países como Brasil, Itália, Índia, França, Quênia, China, entre outros, o público é convidado a refletir sobre como a sociedade está trabalhando para a formação dessas crianças.
“Todos e todas somos responsáveis com essa vinda de um novo ser para conviver com a gente. Eu me lembro de Tião Rocha falando sobre Moçambique ‘ toda aldeia cuidando da criança’, é isso, a nossa aldeia, uma criança chega para ficar com a gente, então a responsabilidade é de todo mundo que está aqui no planeta”, afirmou Miriam Mançano, da diretoria pedagógica da DRE Penha.
A Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, dividiu a reflexão sobre o filme em quatro pontos para serem trabalhados, a importância do vínculo, o papel do pai, avós, ou de alguém que tome conta da criança, as reflexões a respeito de negligência e o cuidado compartilhado.
“O vínculo é fundamental para que a criança tenha uma boa autoestima e que ela possa avançar sozinha”, afirma Marianne Pinotti sobre a importância do vínculo. O ponto que aborda o papel de quem está junto da criança, mas não toma conta o tempo todo, mostra que o apoio que essa pessoa precisa é também um componente importante do universo da criança.
A questão da negligência e as marcas que ela pode trazer para essa criança é para a Secretária um ponto importante de ser levado à discussão. E por fim, o cuidado compartilhado “situações e famílias diferentes, mas que podem dar esse suporte para que as crianças se desenvolvam da melhor forma”, explicou a Secretária.
Foram também convidados para assistir ao documentário, profissionais da Educação, Saúde, assistentes sociais e a comunidade da região, que puderam participar da roda de conversa tirando dúvidas ou dando os seus pontos de vista acerca do filme e experiências.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Exposição Permanente da Educação Municipal reabre nesta sexta-feira (14)
Publicado em: 14/11/2025 11h55 - em EMFORPEF
Estão abertas as inscrições para formação sobre educação antirracista no enfrentamento às desigualdades educacionais
Publicado em: 13/11/2025 6h07 - em Étnico-Racial
Secretário Fernando Padula participa do projeto PodPancs com os pequenos do CEI Caraminholas
Publicado em: 13/11/2025 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Curso Normal Nível Médio na Rede Municipal, antigo magistério, é uma das opções de caminho profissional no Ensino Médio
Publicado em: 13/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEI Cent Recup Educ Nutricional II promove vivência em que pequenas mãos cultivam grandes descobertas
Publicado em: 12/11/2025 4h34 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel