Notícias

Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais 

Os profissionais serão formados para promover alimentação saudável e consciente nas unidades 

Publicado em: 06/03/2026 10h00 | Atualizado em: 10/03/2026
crianças recebendo prato de comida de cozinheira

Desde o início da semana (03/03), cozinheiros das escolas municipais estão se reunindo na Faculdade de Saúde Pública da USP, para realizar o trabalho de formação do programa “Cozinhas e Infâncias”, em uma parceria entre o Instituto Comida e Cultura, a Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a Secretaria Municipal de Educação (SME), reforçando práticas da educação alimentar nas unidades educacionais.

A proposta articula momentos teóricos e práticos, com oficinas presenciais e atividades a distância que abordam alimentação, cultura e práticas culinárias como estratégias pedagógicas. As aulas práticas ocorrem no Laboratório e Cozinha Didática da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Neste ano, a formação contempla os(as) cozinheiros(as) das EMEFs, EMEFMs, EMEBSs e CIEJAs, sendo um(a) profissional por unidade. Os participantes estão organizados em turmas ao longo do ano; neste semestre, serão sete turmas, com média de 30 integrantes. 

Desde 2023, o curso formou 546 professores e professoras da Educação Infantil, 390 professores e professoras da Ensino Fundamental e 522 cozinheiros e cozinheiras de unidades da Educação Infantil. 

A formação tem o objetivo de promover a qualificação contínua dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para o fortalecimento da educação alimentar e nutricional nas escolas alinhada ao Currículo da Cidade. 

Ao longo dos encontros, os participantes vivenciam práticas culinárias, estudos sobre cultura alimentar brasileira, saberes de povos originários, afro-brasileiros e migrantes, além de reflexões sobre sustentabilidade e sistemas alimentares.

A iniciativa parte do entendimento de que a alimentação adequada e saudável é direito garantido pela Constituição, e da alimentação escolar como elemento fundamental para a promoção da saúde, da aprendizagem e do bem-estar dos estudantes conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar. No contexto educacional, a alimentação ultrapassa a dimensão nutricional, envolvendo aspectos culturais, afetivos, sociais e cognitivos que contribuem para aprendizagem e o desenvolvimento integral. 

Conheça as ações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma estudante de costas fazendo atividade de matemática na lousa branca.

Professora inova no ensino de Matemática com uso de jogos e vivências na EMEF Paulo Duarte

Publicado em: 28/11/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Fotografia de um cão e um gato do pescoço para cima. Eles estão atrás de uma madeira bege e em frente a parede azul.

Prefeitura realiza ação de vacinação antirrábica para cães e gatos nas zonas norte e leste

Publicado em: 28/11/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um grupo de estudantes em círculo com as mãos dadas e os braços levantados no palco durante uma apresentação.

CEU Formosa realiza Mostra Cultural com foco na Consciência Negra

Publicado em: 27/11/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Design Sem Nome (8)
Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari

Mostra Cultural “Identidades” mobiliza comunidade da EMEF Cândido Portinari

Publicado em: 27/11/2025 12h48 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

1 68 69 70 71 72 1.674