Notícias

Estão disponíveis vagas remanescentes para o Educavest, cursinho pré-vestibulinho gratuito oferecido nos CEUs

Inscrições podem ser feitas presencialmente nos CEUs com oferta de vagas

Publicado em: 07/05/2025 11h47 | Atualizado em: 07/05/2025
Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

O cursinho pré-vestibulinho da Rede Municipal de Educação de São Paulo já começou e alguns polos estão com vagas remanescentes. Nesta etapa, além dos estudantes do 9º ano das escolas municipais, os alunos que estão no 8º ano e desejam enriquecer suas aprendizagens, também podem participar. 

As inscrições podem ser feitas diretamente no polo de interesse com vaga remanescente. Entre os que ainda possuem mais vagas disponíveis estão os CEUs Heliópolis, Azul da Cor do Mar, Parque Novo Mundo, Tremembé e Alvarenga. Também há polos que irão iniciar suas turmas, em data a ser definida, como os CEUs Inácio Monteiro, Água Azul, Barro Branco, Perus e São Mateus. 

Os interessados em se inscrever em outros polos podem entrar em contato direto com a unidade para verificar a disponibilidade de vagas. Caso não haja, o candidato pode deixar o nome na lista de espera. Ainda dá tempo para se matricular.  Confira aqui a lista de polos e endereços. 

Como se inscrever?

Para realizar a inscrição, é necessário comparecer no Polo de Formação do CEU de interesse com documento de identidade do estudante e do responsável. Caso não haja vagas para matrícula imediata, é possível se inscrever em lista de espera. 

Como é a grade de aulas?

A grade é composta por 15 horas-aula, sendo: 3 aulas de Língua Portuguesa, 3 de Ciências Humanas, 3 de Ciências da Natureza e 6 de Matemática. Cada hora-aula tem duração de 45 minutos, além de visitas a instituições com Ensino Médio Integrado ao Técnico. No último ano, 57 estudantes que participaram do EducaVest foram aprovados nas Etecs, sendo que 7 estudantes ficaram em primeiro lugar na classificação. 

Sobre o cursinho

O cursinho pré-vestibulinho gratuito da Rede Municipal foi criado para apoiar os estudantes dos 9ºs anos e da última etapa da EJA a se prepararem para processos seletivos de instituições de ensino técnico, como as ETECs.  Com as vagas remanescentes, ele também é oferecido para os estudantes do 8ºs anos do Ensino Fundamental. 

A iniciativa surgiu em 2024 a partir de uma demanda dos estudantes no 4º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis. Inicialmente com 13 polos, o projeto foi ampliado para 32 CEUs em diferentes regiões da cidade, ampliando as condições de acesso à formação técnica para estudantes da Rede Municipal.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem composta de duas fotografias de crianças e adolescentes observando abelhas sem ferrão.

Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente

Publicado em: 03/06/2026 2h02 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Fotografia de adultos e crianças sentados em um palco em momento de roda de conversa, alguns integrantes seguram cartazes.

Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente

Publicado em: 03/06/2026 11h45 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Imagem com fundo azul e listras com o texto

Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito

Publicado em: 02/06/2026 1h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de adultos sentados ao redor de uma mesa com computadores portáteis.

SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional

Publicado em: 02/06/2026 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação

1 5 6 7 8 9 1.674