Notícias

CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades

A proposta acontece semanalmente e promove o brincar simbólico, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento na primeira infância

Publicado em: 03/10/2025 8h00 | Atualizado em: 06/10/2025

Fotografia mostra crianças pequenas brincando em frente ao escorregador com troncos, folhar e outros elementos naturais no projeto "Os Territórios".

O CEI 13 de Maio, unidade da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, está implementando o projeto “Os Territórios”, que tem chamado a atenção da comunidade escolar e de especialistas na área da educação infantil. A proposta organiza momentos semanais nos quais todas as crianças e bebês da unidade brincam simultaneamente, vivenciando experiências simbólicas com liberdade, diversidade e profundidade. 

As atividades acontecem quatro vezes por semana: às terças e quintas pela manhã, e quartas e sextas à tarde. Quando o clima permite, os encontros são realizados na área externa, especialmente no parque da unidade. Em dias de chuva ou frio, a proposta é adaptada para os espaços internos do CEI. 

De acordo com a equipe pedagógica da unidade, o projeto “Os Territórios” proporciona o brincar simbólico, que desempenha um papel central no desenvolvimento infantil. As crianças que brincam simbolicamente mudam seus padrões neurais, ampliam seu vocabulário e criam bases sólidas para aprendizagens futuras. As experiências propostas nos “territórios” favorecem também o desenvolvimento do pensamento abstrato, das habilidades socioemocionais e da autonomia. 

Outro diferencial é o encontro entre diferentes faixas etárias, permitindo que bebês e crianças interajam e compartilhem descobertas. A proposta valoriza o direito de escolha dos pequenos, respeitando seus interesses e ritmos, e promovendo o sentimento de pertencimento à comunidade e a unidade.  

Diálogo com referências nacionais e internacionais 

O projeto está sendo construído com embasamento teórico consistente e diálogo com especialistas reconhecidos. A unidade mantém uma troca ativa com a diretora Alejandra Dubovik, do renomado Jardin Fabulinus, escola localizada na região do Tigre, na Argentina, que inspira parte da proposta. 

Além disso, o projeto conta com a orientação da professora doutora Eliana Bhering, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas. 

Apesar da inspiração internacional, a equipe ressalta que ainda está em processo de construção e adaptação da proposta à realidade local. “Trabalhamos com crianças de 0 a 4 anos, enquanto o modelo argentino atende de 3 a 6. Estamos refletindo sobre as diferenças e construindo algo próprio, baseado no que há de mais atual e consensual nas teorias do desenvolvimento humano”, afirma o Coordenador Pedagógico da unidade, Cristiano Alcântara. 

Os Territórios: Participação das famílias será essencial 

O projeto também prevê a participação ativa das famílias. Em breve, os responsáveis serão convidados a contribuir com itens que possam compor os territórios de forma significativa. A ideia é que cada criança traga objetos que tenham valor afetivo ou simbólico para ela, mas que também possam ser extraordinários para os colegas. 

A inspiração vem novamente de Alejandra Dubovik, que defende que “o extraordinário precisa ser matéria-prima dos territórios”. 

A proposta promete seguir crescendo e se consolidando como uma referência na educação infantil da Rede Municipal, unindo teoria, prática e afeto para garantir uma infância rica em experiências. 

Acompanhe todas as novidades da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Primeiro Momento Do Seminário Reuniu Cerca De 800 Participantes Para Compartilhar Relatos De Práticas
Revista Destaca As Ações De Acolhimento Dos Estudantes Migrantes Do Território

DRE Penha lança a 1° edição da Revista Migrante

Publicado em: 25/07/2025 8h57 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Projeto De Xadrez Amplia Acesso A Prática Em Diversas Idades

CEU Aricanduva amplia acesso ao Xadrez com projeto aberto à comunidade

Publicado em: 24/07/2025 5h09 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera

Maestro João Carlos Martins

Maestro João Carlos Martins surpreende e toca no piano da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em: 24/07/2025 4h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Apoio Ao Aleitamento Materno é Um Dos Compromissos Da Rede Municipal

CEU Carrão recebe oficina de extração, armazenamento e oferta de leite materno

Publicado em: 24/07/2025 12h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

1 66 67 68 69 70 1.613