Notícias

O currículo integrador da infância em ação no CEI Jardim Ruth

Acesso a oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural das crianças

Publicado em: 18/12/2017 15h51 | Atualizado em: 30/11/2020

cei_jd_ruth_740_x_430.jpg

Ao longo deste ano de 2017, a equipe do Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Ruth, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, entendendo a real importância da participação dos bebês e crianças na exploração do território como garantia de uma educação de qualidade social, assegurou a ocupação dos espaços existentes do entorno e no próprio CEI para a integração de diferentes fontes de cultura fundamentais para o desenvolvimento integral de todas as crianças.

“Ver outras manifestações culturais por meio de diferentes metodologias auxilia na compreensão da diversidade e na ampliação do repertório cultural dos meninos e meninas e para a construção de identidades, além do reconhecimento e respeito ao outro”, diz a Diretora Tarsilla Natally Alcântara da Silva.

Para isso, foi realizado o fortalecimento da parceria com as famílias para a promoção de atividades como o Dia da Família na Escola, Festas e Oficinas como as de turbante/máscaras africanas e de confecção da boneca Abayomi.

A maior parte dos trabalhos efetuados neste ano de 2017 esteve voltada para a valorização das diferenças culturais e étnicas, especialmente das matrizes africanas e indígenas. “A equipe vivenciou momentos de formação para a reflexão, discussão e ampliação do conhecimento para a melhoria da prática para a valorização dessas culturas, com a finalidade de promover de maneira positiva a construção da identidade de nossos bebês e crianças”, conta Tarsilla.

Experiências que contemplam o acesso à linguagem tecnológica e midiática também foram oportunizadas no espaço do CEI, ressignificando estes instrumentos e entendendo que os bebês e crianças são pessoas capazes de interagir e agir com os recursos midiáticos para a ampliação das possibilidades de expressão e o desenvolvimento do protagonismo infantil.

“A Educação Integral é um dos princípios do nosso CEI. Tentamos garantir às crianças o direito ao acesso às oportunidades, espaços e recursos existentes para a ampliação contínua do repertório sociocultural”, finaliza a diretora.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.
Estudantes escolhe material escolar em uma loja.
Estudantes em sala de aula.

Prefeitura de São Paulo fortifica ações de combate ao abandono escolar

Publicado em: 29/12/2023 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

1 63 64 65 66 67 1.479