Notícias

Secretaria Municipal de Educação firma acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear transformação digital educacional 

Iniciativa vai permitir um intercâmbio de conhecimentos e experiências

Publicado em: 24/05/2024 17h15 | Atualizado em: 24/05/2024
Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou nesta sexta-feira (24) um acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear as transformações digitais educacionais na Rede Municipal de Ensino (RME). O Presidente da Instituição, Leandro Folgar, e o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, assinaram o Memorando de Entendimento em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de São Paulo. 

O Ceibal é o centro que gerencia o programa de Conectividade de Computadores Educacionais Básicos para a Aprendizagem Online do Uruguai, que constitui um projeto educacional destinado a promover a inclusão digital para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e o acesso à educação e à cultura. É uma entidade de referência em inovação educacional com tecnologias.

O plano Ceibal foi lançado em 2007 e é uma iniciativa pioneira na distribuição de um computador para cada aluno e cada professor de todas as escolas públicas do país, além da instalação de rede de internet e wifi. São 17 anos de história de uma experiência exitosa reconhecida mundialmente. O projeto, além de levar novas ferramentas de aprendizagem para os estudantes, contribuiu para a inclusão digital das famílias mais pobres

O acordo prevê que o Ceibal ajude a mapear o contexto tecnológico nas Unidades Educacionais, incluindo os avanços e os desafios. Esse processo inclui análise de dados, reuniões onlines e visitas presenciais. Este mapeamento trará uma visão clara e abrangente que servirá para elaboração de planos de ação de acordo com as prioridades identificadas durante o processo de diagnóstico. 

“Essa importante troca de experiência vai nos permitir aprimorar e ampliar as políticas públicas de tecnologias a favor das aprendizagens que já desenvolvemos como às Salas Digitais, os  Laboratórios de Educação Digital (LEDs), à distribuição dos tablets para os estudantes, o nosso Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem e muitas outras”, enfatizou o Secretário Fernando Padula. 

Na ocasião, o Presidente do Ceibal, Leandro Folgar, também visitou o CEU EMEF Jaçanã para conhecer de perto as Salas Digitais e o Laboratório de Educação Digital da unidade que desenvolve ações em três eixos, são eles: Tecnologia da Informação e Comunicação, Programação e Letramento Digital. O espaço também permite o protagonismo estudantil em projetos de robótica, Cultura Maker e muito mais.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

Montagem com dez fotos que mostram estudantes, ambientes de escolas e uniforme da rede municipal de ensino de São Paulo. Acima se lê
Fotografia mostra o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, sentado à mesa com quatro bombeiros uniformizados. Ele está assinando um documento.

SME assina acordo com Corpo de Bombeiros que garante ações educativas e capacitações

Publicado em: 28/12/2023 5h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Apresentação da peça “O Nordeste e suas riquezas”, da EMEF Milton Pereira Costa.

Uma jornada cultural na EMEF Milton Pereira Costa

Publicado em: 27/12/2023 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 63 64 65 66 67 1.479