Notícias

Qualidade social e avaliação da Educação Infantil

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática

Publicado em: 20/04/2016 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

encontro_drecl_740_x_430.jpg

No dia 08 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Campo Limpo, a Divisão Pedagógica (DIPED)/Grupo focal Infâncias da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo promoveu um encontro com Coordenadoras e Coordenadores Pedagógicos e Professoras e Professores de Centros de Educação Infantil (CEIs) diretos e indiretos, Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) para dar continuidade às discussões sobre o documento: Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana.

O encontro teve como objetivo central discutir a questão da Avaliação no âmbito da Gestão Democrática. Para dar início aos trabalhos o grupo contou com a colaboração da Dra. Daniele Pechuti Kowalewski, professora e pesquisadora nas áreas de Filosofia, Sociologia e Educação, que abordou de forma filosófica as bases da democracia: “democracia é muito mais que conceito, mas sim práticas democráticas, o direito a voz perpassa a função biológica do ouvir, pois só é de fato concretizado quando se decide junto”, explicou Daniele.

Após a palestra houve a apresentação de três unidades de educação infantil que estão no processo de implantação de práticas democráticas. A primeira foi a coordenadora pedagógica Heloisa, da EMEI Profª Alaíde Bueno Rodrigues, que relatou que após o processo de avaliação dos indicadores sua unidade percebeu a necessidade de implementar no Projeto Pedagógico questões relativas à Dimensão 5 – Relações étnico-raciais e de gênero. Em seguida foi apreciado o relato da diretora Zélia, do CEI conveniado Jardim Eledy, que apresentou o projeto realizado em sua unidade que visa conhecer as famílias dos bebês e crianças, por meio de visitas às casas delas, tendo como referência a Dimensão 7 – Promoção da saúde e bem-estar: experiências de ser cuidado, cuidar de si, do outro e do mundo. Para finalizar a professora Cláudia e a diretora Elaine, do CEI Mario Pereira Costa – DRE Guaianases, compartilharam com os presentes o projeto Àgora: ocupações infantis dos processos de escolha e tomada de decisão a cerca da rotina e do currículo, a partir da escuta da turma do mini-grupo II, utilizando a metodologia de assembleia, a professora e a equipe gestora promoveram ações de acordo com as decisões tomadas em conjunto com as crianças.

O encontro foi concluído com um diálogo entre os participantes e as palestrantes. “Esse momento fomentou na DRE Campo Limpo a percepção de que o processo de avaliação requer um uma escuta sensível e uma abertura constante para realização de práticas democráticas nos ambientes escolares”, ressaltou Flávia Viana de Oliveira, integrante de DIPED.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2024 01 29 At 12.32.37

CEU Heliópolis inaugura pista de skate e apresenta melhorias em seus espaços e piscina

Publicado em: 29/01/2024 5h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora De Ensino Fundamental Auxiliando um garoto na alfabetização
Pmlllb

Recreio nas Férias recebe carreta com videogames

Publicado em: 24/01/2024 3h20 - em CEU e COCEU

Cei Emanoel Araújo

Prefeitura inaugura na Zona Norte creche em homenagem a Emanoel Araújo, fundador do Museu Afro Brasil

Publicado em: 23/01/2024 5h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes

Publicado em: 23/01/2024 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 58 59 60 61 62 1.479