Notícias

DRE Guaianases realiza I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional

DRE Guaianases organiza a primeira conferência de educação na região

Publicado em: 14/04/2023 11h40 | Atualizado em: 26/04/2023

Teatro água AzulNos dias 14 e 15 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Água Azul, aconteceu a I Conferência Municipal de Educação – Etapa Regional, no território da Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases.

Na sexta-feira (14), ocorreu a abertura da Conferência, com o credenciamento dos participantes e acolhimento musical do profº Igor Fernando da Costa Cavalcante, membro da Divisão dos Centros Educacionais Unificados (DICEU).

Iniciando os trabalhos, Lucimeire Cabral de Santana, representante da comissão organizadora central, explicou sobre o todo o processo preparação da Conferência e das Etapas Regionais, fazendo um histórico desde a aprovação do Plano Municipal de Educação (Lei nº 16.271/2015, alterada pela Lei nº 17.437/2020), passando pela construção dos Planos Regionais de Educação (2015-2018), até o momento atual em que, pela primeira vez, a cidade de São Paulo está realizando a análise das metas estabelecidas no PME.

Participantes Da Conferência

Os conferencistas contaram, ainda, com palestra da Profª Daniele Pechuti Kowalewski, pós doutoranda na Universidade de São Paulo, professora e pesquisadora nas áreas de Educação, Filosofia e Sociologia, que abordou a temática: Participação e Gestão Democrática.

Finalizando a noite, foi feita a leitura do Regimento Interno da Conferência que, após alguns destaques, foi aprovado por unanimidade pelos conferencistas.

No sábado (15), a ação se dividiu em dois momentos: o primeiro foi organizado em salas temáticas, em que os conferencistas se dividiram em grupos para discussão de cada um dos eixos do PME objetivando a apresentação de emendas para contribuir para o alcance das metas propostas a partir das estratégias presentes nos Planos (Plano Municipal e Plano Regional):

Diretora E Relatores

EIXO I – Superação das Desigualdades Educacionais

EIXO II – Melhoria na Qualidade de Ensino

EIXO III – Gestão Democrática e Valorização dos Profissionais

EIXO IV – Universalização da Educação Escolar

No segundo momento, todos os conferencistas se reuniram no teatro do CEU onde o relator de cada eixo apresentou as propostas de emendas aprovadas pelo grupo.

Para a Diretora Regional de Educação, profª Lucimeire, as conferências são ações fundamentais para avaliar e monitorar o cumprimento do Plano Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (PME), tornando-o um projeto de todos os atores envolvidos no processo educacional.

Equipe Dre

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Fotografia com os vencedores do Premia Sampa 2026 no palco. Eles seguram certificados. Ao fundo, telão com a projeção da logomarca do

Secretaria Municipal de Educação vence em cinco categorias do Premia Sampa 2026 

Publicado em: 10/06/2026 11h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Site (24)

Jornada Pedagógica da Educação Infantil destaca a documentação pedagógica na Rede Municipal

Publicado em: 08/06/2026 3h33 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes e professora em sala de aula.

Após leitura de obra, alunos da rede municipal refletem sobre funcionalidades e o uso da inteligência artificial 

Publicado em: 08/06/2026 1h06 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Fotografia com imagem projetada em um telão e o texto
1 4 5 6 7 8 1.674