Notícias
Material educativo oferece orientações à temática indígena
Material traz princípios para as ações educativas que contemplem as sociedades originárias de nosso país
Publicado em: 10/09/2019 17h54 | Atualizado em: 30/11/2020
Como parte integrante do Currículo da Cidade de São Paulo e tendo à frente os referenciados escritores indígenas Cristino Wapichana e Daniel Munduruku, o material Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas contempla reflexões críticas acerca da presença indígena em território nacional, sua diversidade, suas culturas, seus modos de conceberem a existência e suas respostas ancestrais aos dramas do cotidiano por eles vividos.
Para Wagner Palanch, diretor do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação, proporcionar aos professores a possibilidade de questionarem os conhecimentos já estabelecidos e os fazeres pedagógicos cristalizados, bem como romper e superar com os padrões estereotipados é uma proposta bastante ousada, porém necessária e incentivada pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Entre os desafios enfrentados na produção da obra está trazer estes povos para nossa contemporaneidade, notando-os como parte da formação da identidade nacional e ao mesmo tempo incutir um novo modelo de abordagem. Tais desafios também nortearam a realização do IV Seminário Agosto Indígena de 2019 que aconteceu no último dia 30 de agosto, na UNINOVE – Barra Funda, reuniu cerca de 450 educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo e marcou a entrega do material – “Povos Indígenas: Orientações Pedagógicas”.
Segundo Vera Benedito, do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, a cidade de São Paulo é pioneira em pensar políticas educacionais para as populações imigrantes, indígenas, afro-brasileiras e africanas, sendo o Seminário Agosto Indígena mais uma oportunidade de repensar as contribuições destes povos. “O Seminário, que já é uma tradição da Rede Municipal de Ensino, apresenta aos educadores palestras, eventos culturais e oficinas que incorporam os saberes e conhecimentos dos povos originários deste país, englobam as histórias de culturas de povos imigrantes, assim como de populações negras e afro-brasileiras”, destacou a educadora.
Assim como a proposta do livro, o evento em si foi uma desconstrução de estereótipos e imagens congeladas, para descortinar saberes que nos ajudam a compreender a complexa engrenagem que, por muito tempo, colocou esses povos como subalternos ou como um empecilho para a vida social brasileira.
As ações do Seminário – música, teatro, poesia e falas indígenas emocionantes e profundamente amadurecidas – ecoaram no espírito dos presentes e nutriram de esperança, de comprometimento e de certezas de que o encontro é possível, desde que se rompa com o envolvente discurso da história única que privilegia uns em detrimento de outros.
A formação recebida, o aporte deste material e o comprometimento de todos os educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo proporcionarão a abordagem da temática na sala de aula com respeito, tolerância e afeto, princípios da convivência humana sempre.
Leia a integra do documento clicando neste link.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Dia da Família do CEI Maria José Vasconcelos Mankel é celebrado com visita ao Pico do Jaraguá
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Nova EMEI Gilberto Dimenstein abre portas no Jardim Nazareth com espaços modernos e sustentáveis
Secretaria Municipal de Educação
Conceição Evaristo divide vivências com educadores e estudantes no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Ondjaki e Rita Carelli participam de encontro com educadores no Fli Sampa
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da Imprensa Jovem promovem debates sobre saúde e bem-estar com especialistas no Podcast “Sou adolescente, e Agora”
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Fli Sampa nos CEUs: Valter Hugo Mãe e Simone Paulino participam de encontro no CEU Jambeiro na próxima sexta-feira (22)
Relacionadas

Millie Bobby Brown visita escola municipal em São Paulo e dialoga com estudantes
Publicado em: 21/03/2025 4h52 - em Secretaria Municipal de Educação

SME incentiva unidades educacionais a promoverem exibições de filmes com temática ambiental
Publicado em: 20/03/2025 5h16 - em Educação Ambiental

CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Publicado em: 19/03/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Publicado em: 19/03/2025 2h13 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Publicado em: 19/03/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação