Notícias

Prêmio Territórios Educativos – Web série 2016

Dez experiências pedagógicas premiadas são registradas em minidocumentários

Publicado em: 07/12/2016 12h05 | Atualizado em: 04/05/2021

territorios_educativos_740_x_430.jpg

O Prêmio Territórios Educativos, realização do Instituto Tomie Ohtake com apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e patrocínio da Universidade Estácio, selecionou dez experiências pedagógicas de escolas públicas municipais de São Paulo que exploram as oportunidades educativas do território em que estão inseridas, integrando os saberes comunitários e escolares.

As ações de premiação apostaram na formação de rede, com encontros de conexão e reflexão – marcados pelo planejamento compartilhado com o grupo de professores e com a interlocução do coletivo Contrafilé – e na divulgação das experiências selecionadas por meio da produção de minidocumentários.

Confira os vídeos dessas experiências:

Migração: Por que e para quê? 
EMEF Paulo Prado | Morro Doce
Professora representante Carolina Lemos Roland

Construindo Viveiros de Infância
EMEI Dona Leopoldina | Alto da Lapa
Professora representante: Beatriz Garcia Costa

Centro de Memória COHAB Raposo Tavares – integrando escola e comunidade
EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion | COHAB Raposo Tavares
Professora representante: Andrea Rodrigues Leão

Mostra Cultural Itinerante
EMEF Profa Caíra Alayde Alvarenga Medea (EMEF Morro Grande) | Sítio Morro Doce
Professor representante: Allan Gregolim

Bairro Educador
CEI Geraldo Magela Peron | Jardim Soares
Professora representante: Débora Lima Cornélio Silva

Exploradores da Cidade
EMEI Gabriel Prestes | Bela Vista
Professora representante: Edna Conceição Monteiro

TCA/Tutoria
EMEF Assad Abdala | Jardim Maringá
Professora representante: Fátima Rosangela Gebin

“Eu Venho do Mundo”: Raízes Pankararu. Para conexões entre espaços territoriais daqui pra lá, de lá pra cá.
EMEF José de Alcântara Machado Filho | Real Parque
Professor representante: Leno Ricardo Vidinha de Freitas

História de Assombração para conhecer a cidade de São Paulo: entre fato e ficção
EMEF Paulo Freire | Paraisópolis
Professora representante: Neila de Fátima Araújo

Aula Pública, uma forma de ocupação do espaço.
EMEF Duque de Caxias | Glicério
Professor representante: Paulo Roberto Magalhães

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
1 51 52 53 54 55 1.479