Notícias

Educação para as relações étnico-raciais e de gênero são foco da VIII Jornada Pedagógica

Após dois meses de reflexões coletivas e territorializadas, Unidades de Educação Infantil apresentam seus estudos e práticas

Publicado em: 24/11/2022 8h56 | Atualizado em: 24/11/2022
Fotografia de uma criança brincando no chão com cartas e carrinhos. Segue com o textoVIII Jornada Pedagógica - um olha para as relações étnico-raciais e de gênero na infância

No dia 25 de novembro, cerca de 60 mil educadoras e educadores que atuam em unidades de Educação Infantil no município de São Paulo participam da VIII Jornada Pedagógica da Educação Infantil. Nesta edição, a iniciativa dialoga práticas voltadas à educação para as relações étnico- raciais, de gênero e as atividades serão programadas pelos microterritórios formados por unidades próximas geograficamente.

Organizada pela Divisão de Educação Infantil (DIEI) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, a ideia é que unidades próximas, a partir de perguntas disparadoras, compartilhem suas potências e reconheçam suas fragilidades relacionadas às discussões propostas. Dessa forma, se articulem para pensar em demandas formativas para o território e planejem ações conjuntas que subsidiem suas práticas, sempre dialogando com o Currículo da Cidade e os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana e a documentação pedagógica.

O foco desta formação é construir uma educação de qualidade para bebês e crianças, afirmando que é necessário construir relações e práticas equitativas, que não reproduzam machismo, racismo e xenofobia, de modo que todos tenham seus direitos ao cuidado e educação garantidos. 

Acesse o material com referências teóricas e indicações formativas preparado pela DIEI.

 

Um trabalho territorializado e construído coletivamente

A Divisão de Educação (DIEI) Infantil disponibilizou textos, vídeos, artigos e podcasts para subsidiar as reflexões coletivas e individuais dos educadores. Durante dois meses, as unidades leram, refletiram, assistiram lives formativas, repensaram as suas práticas e promoveram novas ações pedagógicas. A Jornada Pedagógica da Educação Infantil será, agora, a culminância das reflexões e alinhamentos. Em cada território serão apresentados exposições de práticas das U.E.s, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa.

Compartilhe sua jornada – faça posts nas redes sociais com cenas da sua Jornada Pedagógica e marque o perfil @educaprefsp, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. As publicações feitas neste dia serão compartilhadas nos canais oficiais da SME.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um menino sorrindo. Ele segura um giz amarelo na mão direita e está de frente para uma parede branca com alguns tijolinhos coloridos nas cores laranja, grafite, azul, rosa.
Estudantes escolhe material escolar em uma loja.
Estudantes em sala de aula.

Prefeitura de São Paulo fortifica ações de combate ao abandono escolar

Publicado em: 29/12/2023 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra mulher segurando um microfone, ela tem cabelos brancos e usa uma camiseta preta e óculos. Atrás dela, há um telão onde se lê

Estudantes do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini relatam emoção de se formar

Publicado em: 29/12/2023 3h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes e um adulto estão em área externa com enxadas e outros itens para manusearem a terra. No centro da imagem o adulto e um estudante estão ao redor de resíduos de folhas e terra.

SME recebe propostas de interessados em promover atividades do Rolê Agroecólogico

Publicado em: 29/12/2023 2h41 - em Alimentação Escolar

1 49 50 51 52 53 1.465