Notícias

Estudantes e professores de escola municipal lançam livro sobre o bairro do Bexiga

A publicação foi lançada durante Feira do Livro realizada em parceria com a Prefeitura

Publicado em: 18/05/2026 10h00 | Atualizado em: 18/05/2026
Pessoas conversando em um palco com uma plateira

O trabalho pedagógico realizado na EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, escola localizada na região central de São Paulo, ganhou destaque na programação cultural do bairro durante a Feira do Livro da Rua Rocha, evento apoiado pela Prefeitura de São Paulo. Estudantes e professores lançaram o livro “Antologia: o Bixiga que eu vivo, sinto e imagino”, resultado de um trabalho da Academia Estudantil de Letras Mestre Ananias (AEL), que reúne alunos do 5º ao 9º ano. 

O projeto começou no retorno às aulas, quando a escola foi convidada pela Livraria Simples, estabelecimento próximo a escola e parte do território do Bixiga, a participar da criação do livro. Uma oficina com o escritor e ilustrador Nivaldo Brito, realizada no Mercadinho Simples, incentivou os educadores a transformar percepções e afetos sobre o bairro em textos. 

Dentro da AEL, as oficinas de estudos literários e jogos teatrais, conduzidas pelos professores Loan Leblon Almeida e Kleiton Ferreira de Oliveira, trabalharam a voz autoral dos estudantes na valorização do território. Os professores trouxeram textos pessoais sobre seus bairros como referência para exercícios de memória e observação.  

Em caminhadas pelo bairro, os alunos registraram ângulos de ruas, fachadas e detalhes arquitetônicos que originaram as ilustrações do livro. As oficinas e saídas de campo geraram versões iniciais da maioria dos textos, que foram revistas pelos docentes com sugestões para aprimorar a narrativa. 

Para a diretora da unidade, Rosimeire de Oliveira, algumas produções chegaram mais lapidadas e outras ficaram mais cruas, mas o processo coletivo destacou-se pela variedade de gêneros e vozes. “O que mais se destacou foi o processo, que resultou em uma diversidade de estilos e vozes que vislumbraram o Bixiga sob múltiplas perspectivas”. Apontou.  

Educomunicação em conjunto com a AEL 

A participação na feira também contou com o projeto Imprensa Jovem, onde os estudantes realizaram entrevistas e registros jornalísticos. Entre as convidadas ouvidas pelos jovens estiveram as jornalistas Bianca Santana e Semayat Oliveira, ampliando o contato dos alunos com práticas de comunicação. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto da fachada da Secretaria Municipal de Educação.

SME abre vaga de STE para o Gabinete Integrado de Proteção Escolar (GIPE)

Publicado em: 06/02/2026 12h48 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (25)

Estudante de 89 anos de EJA transforma a sala de aula em espaço de superação

Publicado em: 05/02/2026 10h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Rede Municipal da capital paulista ganha novo CEU Padre Chicão em dia que marca à volta as aulas

Publicado em: 04/02/2026 3h57 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Atualizacao Do Curriculo Da Cidade Sera Um Movimento Com Ampla Participacao De Toda A Comunidade Escolar 825x470

Atualização do Currículo da Cidade: SME iniciará processo de consulta com os professores

Publicado em: 04/02/2026 10h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Imprensa Jovem representa a educação paulistana em encontro internacional sobre alfabetização midiática
1 49 50 51 52 53 1.672