Notícias
Seminário “Educação Básica e Medidas Socioeducativas: diálogo das redes no município de São Paulo”
Evento destacou os trabalhos realizados entre Secretarias e a Fundação CASA
Publicado em: 16/11/2017 16h40 | Atualizado em: 30/11/2020Na última quarta, 20 de setembro, aconteceu no auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento para Professores (EFAP) o Seminário “Educação Básica e Medidas Socioeducativas: diálogo das redes no município de São Paulo”.
O evento contou com a presença de profissionais das Diretorias de Ensino do Estado (DE) da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Diretorias Regionais de Educação (DREs), Secretaria Municipal de Educação (SME), servidores da Gerência Escolar e da Coordenação Pedagógica das Regionais da capital da Fundação CASA e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
O seminário teve o objetivo de apresentar os trabalhos no âmbito do termo de convênio (2014-2017) firmado entre SEE, SME, SMADS e Fundação CASA, visando o acesso e permanência escolar de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e egressos na capital, de forma a consolidar a compreensão sobre a garantia do direito à educação desse público e sobre a necessidade de um trabalho articulado intersetorial nas regiões.
Compuseram a mesa para falar sobre a contextualização e apresentação de dados referentes ao trabalho com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas a Gerente Escolar da Fundação CASA, Neusa Flores, o Assistente Técnico da Coordenadoria de proteção escolar da SMADS, Max Dante, o servidor da Gerência Escolar da Fundação CASA, Fernando Gonçalves, o servidor do Centro de Matrículas da SEE, Maurício Martinês, e a Assistente Técnica de Educação representante do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para Aprendizagem (NAAPA) da SME, Márcia Bonifácio.
A representante do NAAPA, Márcia Bonifácio, comentou sobre a importância do papel da escola na inserção social, proteção e garantia do direito das crianças e adolescentes. “A garantia desse direito se materializa por meio da aprendizagem desse jovem. Cabe à equipe escolar e aos sistemas de ensino se adequarem para que a demanda e as necessidades desses jovens sejam contempladas. Todas as nossas ações devem visar alcançar o sujeito na sua integralidade”, disse Márcia.
O evento teve continuidade com a formação da Mesa Debate “O Sistema de Justiça, as Medidas Socioeducativas e o Direito à Educação”, que contou com a presença da juíza e coordenadora do Departamento de Execuções da Infância e Juventude, Doutora Luciana Antunes Ribeiro Crocomo, o Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Doutor Daniel Serra Azul Guimarães, o Assistente Técnico da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, Doutor Kaue Gonçalves Grecco, a Assistente Técnica de Proteção Especial da SMADS, Patrícia Getúlio, Substituta da Superintendência Pedagógica da Fundação CASA, Doutora Ana Maria da Silva, e o Diretor do Núcleo de Educação Integral da SME, Emanuel Pinheiro Júnior.
O Diretor do Núcleo de Educação Integral da SME abordou a importância da formação integral. “Para fortalecer a sociedade, a formação integral dos nossos meninos e meninas precisa ser realmente o nosso foco de estudo, de trabalho e intenções pedagógicas fortalecer a nossa sociedade”, observou Emanuel.
Após a apresentação dos palestrantes, foi a vez da Diretoria de Ensino do Estado e da Diretoria Regional de Educação do Campo Limpo apresentarem boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.
A Coordenadora do NAAPA da DRE Campo Limpo, Bárbara Davini, falou sobre os encontros de educadores com os técnicos de serviço de medidas socioeducativas que aconteceu na região sul da cidade de São Paulo, na região do Campo Limpo. “Foi relatado pelos técnicos de serviços a importância do protagonismo dos meninos que cumprem as medidas socioeducativas, como é importante a sua reintegração na comunidade, no território e também sobre a responsabilização do ato infracional para assegurar o cumprimento da medida socioeducativa. Cada jovem tem um plano individual de atendimento feito pelos técnicos juntamente com a família e com o próprio adolescente, com metas e ações acompanhados pelo juiz”, comentou Bárbara.
Após apresentação de casos, foi aberta a oportunidade de apresentação de Propostas e Encaminhamentos com possibilidades de trabalho conjunto nas regiões e desafios na permanência escolar de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, com a mediação de representantes da SEE, SME, Fundação CASA e SMADS e participação do público presente.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
Quantidade de servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo supera a população de diversas cidades e a capacidade de grandes estádios
Publicado em: 31/10/2024 5h12 - em Secretaria Municipal de Educação
Meninas da EMEF Heitor de Andrade representaram a cidade de SP em torneio de handebol
Publicado em: 31/10/2024 5h05 - em Secretaria Municipal de Educação
CEIs da Rede Municipal de Ensino valorizam cultura Africana com Projeto Xirê e experiência gastronômica
Publicado em: 31/10/2024 3h25 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Publicado em: 31/10/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Publicado em: 31/10/2024 11h31 - em Secretaria Municipal de Educação