Notícias
Alunos de Ensino Fundamental realizam projeto de inclusão com Garrafas Sensoriais
E o que garrafas coloridas e com brilho foram capazes de fazer dentro de uma escola?
Publicado em: 19/06/2019 16h53 | Atualizado em: 30/11/2020Elas foram o motivo de uma sala do Ciclo de Alfabetização, do segundo ano e alunos do Clube da Leitura da E.M.E.F. Cel. PM José Hermínio participarem de uma experiência sensorial incrível.
Na sala do segundo ano A, da Professora Sandra Vieira temos Alice, uma garotinha muito envolvente e autista. Ela participa semanalmente do Atendimento Educacional Especializado com a Professora Iara Viana responsável pela Sala de Recursos Multifuncionais e que acumula cargo como Professora Orientadora de Sala de Leitura.
A Professora Iara em um atendimento trouxe uma garrafa sensorial para despertar na aluna o seu lado lúdico, a curiosidade, autocontrole. A intenção era que Alice pudesse expressar seus sentimentos de forma mais tranquila por meio da observação e dos movimentos dos objetos dentro da garrafa. Ao ver a garrafa, Alice ficou totalmente feliz e levou a garrafa para a sala de aula, querendo mostrar seu novo brinquedo para todos os alunos. Detalhe, ela quase não manifesta contato ou comunica-se com seus amigos de sala. Mas aquele objeto tão especial pra ela deixou- a tão feliz que Alice quis compartilhar a felicidade que estava sentindo aos amigos.
Então a Professora Iara juntamente com a Professora Sandra tiveram uma ideia brilhante! Por que não fazer uma atividade coletiva em que todos os alunos da sala pudessem construir a sua própria garrafa sensorial? E assim foi feito, a professora da sala de leitura que realiza um trabalho com os alunos do Ciclo Interdisciplinar, 6º E 8º anos chamado Clube da Leitura, convidou os para fazer uma parceria na construção das garrafas.
E no dia 20 de maio de 2019, as garrafas foram produzidas e foi um momento de troca, autoconhecimento, parceria e muita alegria. Alice, não se cabia de tanta felicidade. Agora reconhece seus amigos para se divertirem com as garrafas.
Entendemos com esta atividade coletiva que incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente de todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. E que qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte indissolúvel do ser humano.
Texto escrito por: Iara Viana dos Santos
Professora Orientadora de Sala de Leitura
Professora de Atendimento Educacional Especializado
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Diretoria Regional de Educação Butantã
Secretaria Municipal de Educação promove novos Aulões de Educomunicação sobre Mídias Sociais, Quadrinhos em Sala de Aula e RPG de Mesa
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 3 mil estudantes de escolas municipais transformam o Museu de Zoologia da USP em uma extensão da sala de aula
Relacionadas

CEU Vila Curuçá abre inscrições para o Curso “Universidade Aberta da Maturidade” para a População 60+
Publicado em: 19/03/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP anuncia ampliação da parceria com o Centro Paula Souza para oferecer ensino médio integrado ao técnico nos polos das Etecs nos CEUs
Publicado em: 19/03/2025 2h13 - em Secretaria Municipal de Educação

SME convoca aprovados nos concursos de ATE e PEI
Publicado em: 19/03/2025 11h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Manual de Normas e Procedimentos da SME segue com consulta aberta para atualização
Publicado em: 18/03/2025 6h05 - em Secretaria Municipal de Educação

SME fortalece uso de evidências para formulação de políticas educacionais
Publicado em: 18/03/2025 4h44 - em Secretaria Municipal de Educação