Notícias

Prefeitura de São Paulo firma protocolo com Sindicatos, normalizando o atendimento nas unidades de educação impactadas com a greve

Negociações com a categoria ratifica a valorização do piso inicial; o reajuste geral aprovado, inclusive em benefícios; a continuidade das discussões sobre carreira, fortalecimento da segurança no ambiente escolar, entre outros destaques

Publicado em: 22/05/2026 17h50 | Atualizado em: 25/05/2026
Tamanho Site (15)

A greve dos professores e servidores da rede municipal de ensino de São Paulo, com 2% de adesão em relação à quantidade total de servidores da educação, foi encerrada nesta quinta-feira (21), após a assinatura do Protocolo de Entendimento entre a Prefeitura do Município de São Paulo, representada pelas Secretarias Municipais de Gestão e Educação, e a Coordenação das Entidades Sindicais Específicas da Educação Municipal (COEDUC), composta por SINESP, SEDIN e SINPEEM.

O protocolo organiza e reafirma compromissos em relação à valorização dos profissionais da educação, abrangendo o reajuste da remuneração e o fortalecimento da educação pública, a regulamentação da compensação dos dias e horas não trabalhados durante a greve, garantindo que não haja prejuízo no pagamento do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE), e retorno imediato às atividades.

O documento inclui ações voltadas ao bem-estar e à saúde ocupacional dos servidores, com foco na melhoria das condições de trabalho e no fortalecimento de medidas de prevenção e enfrentamento à violência nas unidades educacionais.

O protocolo prevê, ainda, ações voltadas à valorização da carreira e à formação dos profissionais da educação, com reuniões periódicas, debates sobre educação especial – especialmente para estudantes com TEA até 2026 – e oferta de capacitações. Também inclui medidas de gestão e infraestrutura, como modernização do Sistema de Gestão Pedagógica – SGP, monitoramento de obras e equipamentos, ampliação da transparência nas matrículas e garantia de vagas na educação infantil, além de reforço à segurança escolar, manutenção do diálogo com sindicatos e garantia do pagamento do PDE, com encaminhamentos jurídicos ligados à greve.

“A construção deste protocolo demonstra o compromisso da Prefeitura com o diálogo permanente e com a valorização dos profissionais da educação. Chegamos a um entendimento que garante o retorno das atividades, preserva o atendimento aos estudantes e estabelece avanços importantes para a rede municipal de educação”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Desde 2021, a Prefeitura tem investido de forma contínua na valorização dos servidores da Prefeitura de São Paulo, com mais de R$ 8 bilhões aplicados e um piso inicial de carreira em patamar acima do mínimo estabelecido pelo Governo Federal. A partir do mês de maio de 2026, os professores terão aumento de até 5,4% no piso inicial. Com isso, um professor em início de carreira, com jornada de 40 horas semanais, passará a receber R$ 5.831,88, valor 13,7% acima do piso nacional da categoria para 2026.

Os demais profissionais receberão 2,55% da segunda parcela de 2025 e 2% da primeira parcela de 2026 previstos na Lei nº 18.463/2026, num total de cerca de 4,6%, valor que poderá ser aumentado, tendo em vista a possibilidade do acréscimo de mais 1,48% ainda em 2026, se cumprida as condições fiscais indicadas na Lei. Os benefícios do Auxílio Refeição e Vale Alimentação também serão reajustados com os mesmos índices.

A íntegra do Protocolo de Negociações pode ser acessada aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Vestibular Univesp Notícia Ok

Polos da Rede UNICEU oferecem mais de 5 mil vagas para cursos de graduação gratuitos da UNIVESP

Publicado em: 13/02/2026 1h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com uma paisagem japonesa com o texto

Bolsas de estudos do Governo do Japão para professores da Rede Municipal

Publicado em: 12/02/2026 12h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Escolas da Rede Municipal iniciam processo eleitoral para os Grêmios Estudantis

Publicado em: 12/02/2026 10h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de 4 mulheres sentadas em cadeiras. Três delas são estudantes do Programa Imprensa Jovem que entrevistam a escritora Heloisa Schurmann.

CEU Vila Curuçá recebe escritora Heloisa Schurmann em bate-papo sobre preservação dos oceanos

Publicado em: 11/02/2026 5h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Tamanho Portal (31)

Planejamento Estratégico mobiliza a Rede Municipal na construção coletiva de metas e estratégias

Publicado em: 11/02/2026 4h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 46 47 48 49 50 1.672