Notícias

Olimpíadas do Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda-feira

Evento ocorre durante o mês de agosto em alusão aos jogos olímpicos de Tóquio; haverá entrega de medalhas para os participantes e suas respectivas escolas 

Publicado em: 29/07/2021 10h29 | Atualizado em: 29/07/2021

Programa Jogos de Tabuleiro - Anéis Olímpicos

Começa nesta segunda-feira (2) as Olimpíadas do Tabuleiro, um evento da Secretaria Municipal de Educação, organizado pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) que reúne estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino. As competições ocorrem ao longo do mês até o dia 31 de agosto. Entre os jogos de tabuleiros estão: mancala awelé, go, jogo da onça e xadrez. 

Os participantes estão divididos em três categorias: a) estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do fundamental; b) estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental; c) estudantes do EJA, CIEJA, Ensino Médio e Educadores da rede.

As Olimpíadas do Tabuleiro ocorrem em alusão aos jogos olímpicos que estão acontecendo neste momento em Tóquio. As escolas participam como as nações nas Olimpíadas e são representadas pelos seus estudantes e professores. No decorrer do evento, o quadro de medalhas será alimentado e pode ser consultado.

O objetivo da competição é incentivar a aprendizagem por meio de práticas lúdicas e pedagógicas, integrando aspectos matemáticos, históricos, culturais, técnicos e incentivo à pesquisa. Ao fim, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem no processo. Ao final, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem durante o processo.

Como funciona

O evento será dividido em nove etapas, sendo cinco fixas, três extras e uma surpresa. Nas cinco etapas fixas os temas serão conhecimentos técnicos, práticos, matemáticos, históricos, geográficos, linguísticos, culturais e conhecimentos gerais, todos ligados aos jogos de tabuleiro praticados nas escolas municipais.

Nas etapas extras os temas abordados serão outros jogos de tabuleiros, jogos modernos, eletrônicos, desafios e tarefas. Na etapa surpresa o tema assim como a data serão surpresa, e será divulgada em momento oportuno pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação – no Facebook e no Instagram

Os critérios de ordenação do Quadro de Medalhas são: 1º) quantidade de medalhas de ouro; 2º) quantidade de medalhas de prata; 3º) quantidade de medalhas de bronze; 4º) quantidade de medalhistas na 4ª colocação; 5º) quantidade de medalhistas na 5ª colocação.

Todas as medalhas do evento serão enviadas às escolas no mês de setembro para entrega aos estudantes e educadores premiados.

Para mais informações, acesse o Manual das Olimpíadas do Tabuleiro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra educadores reunidos em volta das mesas

57% dos educadores apontam avanços no clima escolar dentro das unidades 

Publicado em: 27/02/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mesa com diversos doces e rosquinhas.

CEUs recebem inscrições para curso gratuito de Confeitaria Profissional  

Publicado em: 27/02/2026 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher negra com capacete e colete amarelo-limão segurando um mapa. Ao fundo um prédio em construção.

Mulheres interessadas na Construção Civil poderão estudar de graça no CEU Heliópolis

Publicado em: 26/02/2026 4h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Grupo de estudantes em sala posando para fotografia

Estudantes participam de sessões especiais da série “As Meninas da Garagem Secreta”

Publicado em: 26/02/2026 3h48 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Em uma guarda de esportes, duas pessoas de cadeiras de rodas conversam com uma turma de estudantes com uniformes da prefeitura de SP

Estudantes da EMEF Profa. Josefa Nicácio Araújo participam de vivência em Centro Paralímpico

Publicado em: 24/02/2026 3h10 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

1 45 46 47 48 49 1.674