Notícias

Olimpíadas do Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda-feira

Evento ocorre durante o mês de agosto em alusão aos jogos olímpicos de Tóquio; haverá entrega de medalhas para os participantes e suas respectivas escolas 

Publicado em: 29/07/2021 10h29 | Atualizado em: 29/07/2021

Programa Jogos de Tabuleiro - Anéis Olímpicos

Começa nesta segunda-feira (2) as Olimpíadas do Tabuleiro, um evento da Secretaria Municipal de Educação, organizado pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) que reúne estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino. As competições ocorrem ao longo do mês até o dia 31 de agosto. Entre os jogos de tabuleiros estão: mancala awelé, go, jogo da onça e xadrez. 

Os participantes estão divididos em três categorias: a) estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do fundamental; b) estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental; c) estudantes do EJA, CIEJA, Ensino Médio e Educadores da rede.

As Olimpíadas do Tabuleiro ocorrem em alusão aos jogos olímpicos que estão acontecendo neste momento em Tóquio. As escolas participam como as nações nas Olimpíadas e são representadas pelos seus estudantes e professores. No decorrer do evento, o quadro de medalhas será alimentado e pode ser consultado.

O objetivo da competição é incentivar a aprendizagem por meio de práticas lúdicas e pedagógicas, integrando aspectos matemáticos, históricos, culturais, técnicos e incentivo à pesquisa. Ao fim, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem no processo. Ao final, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem durante o processo.

Como funciona

O evento será dividido em nove etapas, sendo cinco fixas, três extras e uma surpresa. Nas cinco etapas fixas os temas serão conhecimentos técnicos, práticos, matemáticos, históricos, geográficos, linguísticos, culturais e conhecimentos gerais, todos ligados aos jogos de tabuleiro praticados nas escolas municipais.

Nas etapas extras os temas abordados serão outros jogos de tabuleiros, jogos modernos, eletrônicos, desafios e tarefas. Na etapa surpresa o tema assim como a data serão surpresa, e será divulgada em momento oportuno pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação – no Facebook e no Instagram

Os critérios de ordenação do Quadro de Medalhas são: 1º) quantidade de medalhas de ouro; 2º) quantidade de medalhas de prata; 3º) quantidade de medalhas de bronze; 4º) quantidade de medalhistas na 4ª colocação; 5º) quantidade de medalhistas na 5ª colocação.

Todas as medalhas do evento serão enviadas às escolas no mês de setembro para entrega aos estudantes e educadores premiados.

Para mais informações, acesse o Manual das Olimpíadas do Tabuleiro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.673