Notícias

Olimpíadas do Tabuleiro da Rede Municipal de Ensino começa nesta segunda-feira

Evento ocorre durante o mês de agosto em alusão aos jogos olímpicos de Tóquio; haverá entrega de medalhas para os participantes e suas respectivas escolas 

Publicado em: 29/07/2021 10h29 | Atualizado em: 29/07/2021

Programa Jogos de Tabuleiro - Anéis Olímpicos

Começa nesta segunda-feira (2) as Olimpíadas do Tabuleiro, um evento da Secretaria Municipal de Educação, organizado pela Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) que reúne estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino. As competições ocorrem ao longo do mês até o dia 31 de agosto. Entre os jogos de tabuleiros estão: mancala awelé, go, jogo da onça e xadrez. 

Os participantes estão divididos em três categorias: a) estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do fundamental; b) estudantes do 6º ao 9º ano do fundamental; c) estudantes do EJA, CIEJA, Ensino Médio e Educadores da rede.

As Olimpíadas do Tabuleiro ocorrem em alusão aos jogos olímpicos que estão acontecendo neste momento em Tóquio. As escolas participam como as nações nas Olimpíadas e são representadas pelos seus estudantes e professores. No decorrer do evento, o quadro de medalhas será alimentado e pode ser consultado.

O objetivo da competição é incentivar a aprendizagem por meio de práticas lúdicas e pedagógicas, integrando aspectos matemáticos, históricos, culturais, técnicos e incentivo à pesquisa. Ao fim, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem no processo. Ao final, os alunos se divertem, ganham medalhas e aprendem durante o processo.

Como funciona

O evento será dividido em nove etapas, sendo cinco fixas, três extras e uma surpresa. Nas cinco etapas fixas os temas serão conhecimentos técnicos, práticos, matemáticos, históricos, geográficos, linguísticos, culturais e conhecimentos gerais, todos ligados aos jogos de tabuleiro praticados nas escolas municipais.

Nas etapas extras os temas abordados serão outros jogos de tabuleiros, jogos modernos, eletrônicos, desafios e tarefas. Na etapa surpresa o tema assim como a data serão surpresa, e será divulgada em momento oportuno pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação – no Facebook e no Instagram

Os critérios de ordenação do Quadro de Medalhas são: 1º) quantidade de medalhas de ouro; 2º) quantidade de medalhas de prata; 3º) quantidade de medalhas de bronze; 4º) quantidade de medalhistas na 4ª colocação; 5º) quantidade de medalhistas na 5ª colocação.

Todas as medalhas do evento serão enviadas às escolas no mês de setembro para entrega aos estudantes e educadores premiados.

Para mais informações, acesse o Manual das Olimpíadas do Tabuleiro.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Maestro João Carlos Martins tocando piano

Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins

Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher com uma bebê no colo. Elas olham para câmera e seguram um saco de leite em pó integral com a logomarca da Prefeitura de São Paulo e o nome do Programa Leve Leite.

Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mulher em frente a uma mesa de escritório com um computador.
Fotografia em plano médio e ambiente fechado mostra um grupo de cerca de 30 mulheres reunidas em uma sala de aula ou treinamento. Elas estão posicionadas à frente de uma tela de projeção e sorriem para a câmera.

Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus 

Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar

Fotografia colorida em plano detalhe e ângulo frontal, com foco nítido nos elementos em primeiro plano e fundo intencionalmente desfocado (efeito bokeh). A imagem retrata uma estação de trabalho tecnológica em uma sala de aula ou laboratório de informática moderno.

Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste 

Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU

«1 2 3 1.673