Notícias
SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito
A proposta é fortalecer redes de apoio com agentes promotores da amamentação, integrando famílias e unidades educacionais
Publicado em: 10/04/2026 12h10 | Atualizado em: 10/04/2026 
Na Rede Municipal de Ensino da capital paulista, a promoção do aleitamento materno é um compromisso constante e o acolhimento à amamentação é incentivado como prática pedagógica. São ações como a campanha CEI Amigo do Peito, com início em 2018 e que reconhecem as unidades promotoras da amamentação, e a Rede Amigos do Peito, lançada em 2025 para promover a formação de diversos profissionais que estão no dia a dia nas unidades – educadoras, nutricionistas, auxiliares de enfermagem, supervisoras escolares – para atuarem como embaixadoras do aleitamento materno, multiplicando informações e fortalecendo a rede de apoio.
Em 2025 foram 698 embaixadoras formadas pela Rede Amigos do Peito. Neste ano uma nova turma de 839 cursistas começou a formação online a partir de 06 de abril por meio da plataforma da Escola Municipal de Administração Pública (EMASP). A trilha de aprendizagem é composta por 5 módulos com vídeos curtos e atividades de sistematização, e ao final um encontro presencial para reconhecer as novas embaixadoras “Amigas do Peito”. Os encontros presenciais acontecerão nos dias 19, 21, 26 e 28 de maio, para aqueles que concluírem o curso online.
O objetivo é engajar e unir pessoas da comunidade educacional para o fortalecimento das ações promotoras da amamentação nas unidades de Educação Infantil. Em abril as embaixadoras reconhecidas em 2025 também participam de encontros formativos no CEU Vila Rubi (07/04), CEU Sapopemba (17/04) e na Biblioteca Mário de Andrade (24/04) com a proposta de promover a formação continuada, a troca de experiências, o acolhimento e o diálogo. As embaixadoras receberam convite para inscrição nos seus e-mails (pois as inscrições estão abertas para os dias 17/04 e 24/04).
Campanha CEI Amigo do Peito
A campanha CEI Amigo do Peito reconhece com um selo as unidades de educação infantil de 0 a 3 anos (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIS) que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o primeiro alimento adequado e saudável para seu desenvolvimento, o leite materno.
As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro ano da campanha, quando 93 receberam o selo. Em 2025, 1490 unidades foram reconhecidas com o selo, o que representa 58% dos CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs da Rede Municipal de Ensino. Em breve será lançada a Campanha CEI Amigo do Peito 2026, aguardem informações via e-mail às unidades e no site CEI Amigo do Peito!
Oficinas de extração e armazenamento de leite materno
Em março os CEUs também receberam oficinas sobre extração e armazenamento de leite materno realizadas nas bebetecas. A próxima acontecerá no dia 11 de abril (sábado), às 10h, no CEU Barro Branco (Guaianases). A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação/Coordenadoria de Alimentação Escolar (SME/CODAE) em parceria com a Organização da Sociedade Civil Leite Materno na Escola (LeME).
A atividade é aberta para toda a comunidade e traz orientações sobre como extrair, armazenar, congelar, descongelar e oferecer o leite materno de forma segura ao bebê ou à criança, além de informações sobre como transportar e entregar o leite congelado na unidade para oferta durante o período de permanência da criança na unidade.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Centro de Estudos de Línguas Paulistano
CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação de SP inicia processo de avaliação do Plano Municipal de Educação vigente e elaboração do novo PME
Diretoria Regional de Educação Penha
Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades
Secretaria Municipal de Educação
RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática
Secretaria Municipal de Educação
Seminário “Leitura Viva” reúne escritores para fortalecer a formação de leitores na Rede Municipal
Relacionadas
Projeto de musicalização idealizado pelo Maestro João Carlos Martins vai beneficiar mais de 2.500 estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 20/02/2026 6h48 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU São Miguel realiza cortejo cultural com bloco afro percussivo
Publicado em: 20/02/2026 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para envio de textos para os livros “Descobrir-se Autor” e “Revelar-se Autor” da Academia Estudantil de Letras (AEL)
Publicado em: 19/02/2026 4h30 - em Secretaria Municipal de Educação
Bibliotecas dos CEUs contam com mais de 24 mil novos livros disponíveis para toda a comunidade
Publicado em: 18/02/2026 2h27 - em Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para cadastro reserva para trabalhar no Centro de Multimeios da SME
Publicado em: 13/02/2026 2h57 - em EMFORPEF