Notícias
Dissertações de Mestrado Profissional em Educação Infantil são apresentadas no Conselho Municipal de Educação
Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP
Publicado em: 29/11/2019 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020No último dia 07 de novembro, na sessão do Pleno do Conselho Municipal de Educação – CME de São Paulo, foram apresentadas duas dissertações de Mestrado Profissional em Educação Infantil, resultado final de bolsa de estudos e pesquisa ofertada a partir da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP. Os Mestrados foram orientadas pela Professora Doutora Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches, também Conselheira do CME.
Priscila Barbosa Arantes é Coordenadora Pedagógica da EMEI Jardim da Conquista, DRE Pirituba-Jaraguá e apresentou sua dissertação de mestrado com o título “Inspiração em cenas e atos: pesquisa com crianças para a formação de coordenadores”, e o objetivo da pesquisa era propor uma possibilidade de formação aos Educadores em que haja a participação ativa e direta das crianças. Como fundamentação teórica, a pesquisa tem a Formação, a Cultura de Pares, a Reprodução Interpretativa, as crianças enquanto Produtoras de Cultura e Etnografia com crianças. Identificou, como resultado da sua pesquisa, que a escola é reflexiva e, para tanto, não adianta somente o professor se apropriar dessa dinâmica, e que o ideal é que todos os membros da escola se apropriem dessa leitura crítica. Para isso, a demanda é “como formar esse pesquisador?” e, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo já existe o espaço formativo, os Projetos Especiais de Ação – PEAs, garantido na jornada do Coordenador Pedagógico e do docente dentro da própria unidade, e os espaços concedidos e conquistados via DREs. Assim, a questão de se conquistar um espaço formativo já é superada, e a necessidade é repensar as práticas de formação. Ressalta “a escola como espaço formador do humano”.
A Mestre Renata Pereira Pardim, Diretora da EMEF Dona Jenny Gomes, DRE Penha, apresentou dissertação de mestrado profissional com o título “Contribuições do Teatro do Oprimido para a formação permanente de Professoras da Infância: atos de uma experiência vívida”, cujos objetivos foram: resgatar uma experiência de formação continuada vivida em ambiente de trabalho e analisar se o Teatro do Oprimido de Boal contribuiu para o grupo pesquisado, pontuando quais seriam essas contribuições. O problema da pesquisa era “por que as formações permanentes podem não provocar mudanças nos processos de ensino-aprendizagem e/ou na mudança de práticas docentes?” queixa que, segundo a pesquisadora, é recorrente em formações de Coordenadores Pedagógicos e Diretores de escola da Rede. Como referenciais teóricos, utilizou a desmecanização de mentes e corpos, troca de papéis, desenvolvimento do pensamento sensível e reconhecimento das opressões do cotidiano de Augusto Boal e, os conceitos de ser mais, o compromisso com a transformação social, o respeito aos saberes de experiência feitos, de corpo consciente, diálogo, reflexão crítica sobre a prática de Paulo Freire. A pesquisa teve duas grandes questões norteadoras: 1) se o Teatro do Oprimido podia desvelar as opressões vivenciadas pelos docentes e 2) se o Teatro do Oprimido pode se constituir numa prática inovadora de formação permanente de professores, capaz de evidenciar saberes experienciais e favorecer a conscientização dos profissionais da educação. A pesquisa foi realizada em uma EMEI da DRE Jaçanã-Tremembé, analisando os PEAs e a formação realizada em serviço. Como resultado, aponta que “a formação permanente pode contribuir para mudanças na prática docente, desde que o processo seja significativo ao grupo”.
A apresentação das dissertações de mestrado confirmam a importância do incentivo à pesquisa feita por profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, partindo da realidade vivida por estes, com o olhar acadêmico possibilitando o avanço nas práticas e reflexões das Unidades Escolares e dos profissionais que nelas atuam.

Da esquerda para a direita: a Mestre Renata Pereira Pardim, a orientadora das pesquisas e Conselheira do CME Profª Drª Emília Maria Bezerra Cipriano Castro Sanches e a Mestre Priscila Barbosa Arantes durante apresentação no Conselho Municipal de Educação.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo entrega o CEI Laila Saad Gadelho na zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Saúde Escolar
Curso de saúde vocal para professores está com inscrições abertas
Relacionadas

Rede UniCEU abre mais de 3 mil vagas em cursos de bacharelado e licenciatura
Cursos são gratuitos e realizados nos 47 polos da Universidade dos Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo
Publicado em: 15/10/2019 5h24 - em Ensino Superior

Divulgados os finalistas do Prêmio Educador em Destaque 2019
Cerimônia de premiação acontece no dia 16 de outubro, no Theatro Municipal de São Paulo
Publicado em: 15/10/2019 4h58 - em Educadores

Cresce em 149% a participação dos estudantes nas escolas municipais de São Paulo
Mais da metade das escolas já contam com Grêmios Estudantis, que receberão R$ 5 mil para investir em melhorias nas escolas
Publicado em: 15/10/2019 3h57 - em CEU e COCEU

Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação da Educação Infantil
Aplicação ocorrerá entre os dias 16 e 25 de outubro em 65 EMEIs
Publicado em: 15/10/2019 3h37 - em Avaliação

Metade dos professores da Rede Municipal de São Paulo é pós-graduada, com título de especialista, mestre ou doutor
Com cerca de 60 mil docentes efetivos, número de profissionais que atuam nas escolas municipais paulistanas é similar ao de toda cidade do Rio de Janeiro
Publicado em: 15/10/2019 3h06 - em Educadores