Notícias

Secretaria Municipal de Educação realiza avaliação da Educação Infantil

Aplicação ocorrerá entre os dias 16 e 25 de outubro em 65 EMEIs

Publicado em: 15/10/2019 15h37 | Atualizado em: 06/08/2021
Imagem de crianças sentadas brincando com brinquedos de montar nas cores azul, amarelo, verde e vermelho

 

A Prefeitura de São Paulo e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) irão avaliar a qualidade da Educação Infantil que é oferecida na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo (RMESP) para crianças de 4 a 5 anos matriculadas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O método a ser utilizado é o do instrumento de Observação de Aspectos Essenciais dos Ambientes de Aprendizagens (Measure of Early Learning Environments – MELE).

O cronograma de aplicação obedece ao seguinte calendário: início em 16 de outubro e término no dia 25 do mesmo mês, em 65 EMEIs, sendo escolhidas entre 4 e 7 de cada Diretoria Regional de Educação (DRE), levando em consideração os seguintes critérios de seleção que expressem a realidade da RMESP, como por exemplo, unidades centrais e periféricas, número de crianças atendidas, crianças com deficiência e número de escolas em cada DRE. Em cada UE serão avaliadas uma turma de Infantil I (crianças de 4 anos) e uma turma de Infantil II (crianças de 5 anos), sorteadas previamente.

O instrumento avaliativo será aplicado por um agente externo à unidade educacional, que coletará informações observando o cotidiano de uma turma de pré-escola e não se propõe a fazer ranqueamento, nem mesmo avaliar a competência dos professores mensurando as aprendizagens ou o desenvolvimento das crianças, entre outros.

Parceria com a Fundação MCSV

A parceria começa com o Plano Municipal pela Primeira Infância e, em seguida, com um acordo firmado pelo Decreto n° 58.514 de 14 de novembro de 2018, visa “garantir as condições para a articulação intersetorial dos programas, projetos e ações para o atendimento integral na primeira infância”, entre as Secretarias Municipais de Educação, da Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social.

Por se tratar de Acordo de Cooperação Técnica a parceria não envolve a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem a celebração de comodato, doação de bens ou qualquer outra forma de compartilhamento de recurso patrimonial.

A próxima etapa prevê a aplicação da mesma metodologia, considerando as especificidades das crianças bem pequenas, aos Centros de Educação Infantil (CEIs), que atendem crianças de 0 a 3 anos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Foto de uma roda de contação de história com a professora e os estudantes em ambiente escolar.
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultado da escolha de vagas feitas em formato informatizado

Publicado em: 20/02/2024 4h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher negra mexendo nos lápis e canetas com livros na mesa

Polos da UniCEU estão com inscrições abertas para curso de Pedagogia

Publicado em: 20/02/2024 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Saúde Oftalmológica

Prefeitura de São Paulo retoma Programa de Avaliação Oftalmológica em estudantes da Rede Municipal

Publicado em: 19/02/2024 5h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia da fachada do Cei Bispo Roger Douglas Bird

Prefeitura inaugura creche Bispo Roger Bird na região de Cidade Ademar

Publicado em: 19/02/2024 2h34 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.425